Sociedade

Projecto prevê recuperar quarteirão junto à Sé de Leiria com 36 fogos

31 out 2022 13:00

Edifício onde trabalhou Eça de Queirós entre os prédios a requalificar. Intervenção abrange grande parte dos edifícios entre o largo da Sé, as traseiras da Loja do Cidadão, a travessa do Adro e a rua da Vitória.

projecto-preve-recuperar-quarteirao-junto-a-se-de-leiria-com-36-fogos
Edifícios vão dar lugar a 36 apartamentos de vária tipologia
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

O edifício onde Eça de Queirós trabalhou como administrador do concelho, no largo da Sé, em Leiria, e os imóveis envolventes vão ser reabilitados no âmbito de um projecto que prevê a requalificação de grande parte desse quarteirão para habitação. No total, serão intervencionados cinco prédios, com a criação de 36 fogos.

De acordo com o projecto, entregue na câmara em Julho deste ano, além da reabilitação, está prevista a ampliação de “alguns” dos edifícios “até ao alinhamento” dos confinantes. Será esse o caso do prédio que faz esquina entre a rua Almeida Garret (paralela à Loja do Cidadão) e a travessa do Adro, cuja fachada passará a alinhar com os edifícios envolventes.

O projecto, consultado pelo JORNAL DE LEIRIA, contempla também uma construção “totalmente nova” nas antigas garagens existentes na rua D. Sancho I (entre a Sé e o quarteirão a intervencionar), com três pisos e alçados “simples”. Nos restantes edifícios os alçados ficarão “inalterados” e “devidamente recuperados.”

Na generalidade dos telhados virados para o espaço púbico serão introduzidas janelas trapeiras, com a proposta de intervenção a alegar que estas estruturas “integram-se no estilo de coberturas” predominante no centro histórico e “não descaracterizam” os edifícios mais antigos.

A intervenção proposta para o quarteirão, que deixa de fora três prédios, assenta na “junção” de várias parcelas, de forma a constituir um conjunto habitacional “único em torno de um pátio comum” existente no interior, explica a memória descritiva.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ