Sociedade

Projecto europeu facilita aprendizagem através do brincar

8 dez 2017 00:00

Agrupamento de Marrazes envolvido em Aprender a jogar e brincar para aprender

projecto-europeu-facilita-aprendizagem-atraves-do-brincar-7753

O Agrupamento de Escolas de Marrazes é um dos parceiros do projecto europeu Learning to Play and Playing to Learn, onde participam escolas de Itália, Espanha, Bulgária, Hungria e Grécia. Integrado no programa Erasmus +, o objectivo é evidenciar a importância vital do jogo no processo de aprendizagem dos alunos, desde a primeira infância.

Aprender a jogar e brincar para aprender iniciou-se em Setembro deste ano e termina no dia 31 de Agosto de 2019. “Sentimos necessidade de criar espaços, contextos e até programas de ensino/ aprendizagem que permitam que os alunos brinquem e joguem. Será uma forma de mudar o modelo tradicional de ensino. Pretende-se uma abordagem mais lúdica do processo, o que obriga a que se mudem os espaços e até programas curriculares”, adianta Rosa Almeida, coordenadora do projecto.

Nesta iniciativa, o agrupamento está a participar com cinco grupos de dois jardins de infância e dez turmas de duas escolas do 1.º ciclo, num total de 290 alunos. Nesta fase, todos os jardins e escolas estão a trabalhar com as famílias, fazendo entrevistas aos pais e avós.

“Os avós e as famílias têm a oportunidade de falar sobre os jogos do seu tempo. Há aqui uma valorização muito grande, não só destas gerações, como da actividade do brincar. Os alunos têm a oportunidade de aprender matérias disciplinares através da simples construção de um brinquedo, o que está a resultar muito bem”, explica Rosa Almeida.

Pais e avós vão ser convidados a vir à escola para “ensinarem os seus jogos e a construir brinquedos”. Depois será feita uma exposição com todos os brinquedos realizados nas escolas parti

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ