Sociedade

Projecto em Porto de Mós quer capturar CO2 e criar diamantes

15 ago 2021 12:30

FabLab vai ser utilizado para o desenvolvimento do protótipo.

projecto-em-porto-de-mos-quer-capturar-co2-e-criar-diamantes
Parceria entre a investigadora e o laboratório municipal de prototipagem vai permitir desenvolver o protótipo no FabLab
DR
Maria Anabela Silva

Chama-se CO2, The Solution e pretende contribuir para o combate às alterações climáticas, através da captura de dióxido de carbono e da sua transformação em derivados de carbono, como fibra para impressão 3D ou 4D, material para a construção ou até diamantes.

O projecto, liderado por Mara Santos, investigadora formada em Química, vai agora passar à fase de criação de protótipo. É aqui que entra em cena o FabLab de Porto de Mós.

O laboratório municipal de prototipagem e fabricação digital será utilizado pela investigadora para o desenvolvimento do modelo a partir do qual pretende “provar” que a ideia funciona.

Natural de Alcanena, concelho vizinho de Porto de Mós, Mara Santos revela que o projecto começou a ser idealizado em 2018 quando, numa viagem a Nova Iorque, visitou o Diamond District, um dos principais centros da indústria mundial de diamantes.

“Sendo eu química e sabendo- se que o carbono é usado na produção de diamantes, comecei a questionar-me de que form

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ