Sociedade

Projecto da Nazaré distinguido por boas práticas nas áreas do voluntariado e igualdade de género

7 dez 2023 10:01

Acção e Segurança: juntos! foi reconhecido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude

projecto-da-nazare-distinguido-por-boas-praticas-nas-areas-do-voluntariado-e-igualdade-de-genero
Voluntariado da Nazaré destacado em Lisboa
Ricardo Graça/Arquivo

No âmbito da comemoração do Dia Internacional do Voluntariado, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) realizou o encontro Jovens no voluntariado e na igualdade de género #O poder da ação colectiva, com entrega dos Prémios de Boas Práticas de Voluntariado Jovem e Jovens pela Igualdade 2023.

O projecto Acção e Segurança: juntos!, do Município da Nazaré, foi um dos projectos distinguidos neste encontro, que se realizou no Centro da Juventude de Lisboa.

Carlos Manuel Pereira, vogal do Conselho Directivo do IPDJ, congratulou-se pela qualidade dos projectos desenvolvidos e pelo seu impacto nas comunidades, destacando "todas as organizações de juventude que ao longo do ano têm exigido trabalho à estrutura do IPDJ no sentido de viabilizar projectos de voluntariado".

Relembrou ainda o trabalho desenvolvido pelo IPDJ na promoção da igualdade de género no desporto, referindo-se à campanha nacional Tu também podes ser a presidente do teu Clube.

João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, deixou uma mensagem para assinalar este dia, destacando a importância da cidadania e do voluntariado, "que são riquezas imateriais de qualquer nação, país, de qualquer sociedade. O exercício do voluntariado jovem tem apoiado o País em muitos sectores e em muitos momentos difíceis."

Recordou ainda o papel histórico do IPDJ ao longo das décadas, ao mobilizar uma série de programas em diversas áreas.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto anunciou ainda duas medidas com início em Janeiro de 2024: o Conselho Consultivo vai contar com mais entidades que não estavam representadas e o arranque do Observatório da Juventude, que terá como objectivo estudar o impacto das políticas públicas em todos os domínios.

Seguiu-se a tertúlia O Voluntariado e as causas d@s Jovens, onde foi abordada, por voluntários do IPDJ das várias regiões do País, a importância que o voluntariado tem para as suas vidas.

Sandra Ribeiro, presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, referiu que "a igualdade de género não acontece por geração espontânea. Requer vontade política e coragem na tomada de decisões, mas precisa das pessoas", apelando aos jovens que façam parte da mudança.

Recorde-se que, em 2023, o IPDJ, só ou em parceria, promoveu 600 projectos de voluntariado envolvendo 4 617 jovens e 340 entidades, num investimento de mais de 1,2 milhões de euros.