Viver

Programadores internacionais em Leiria, Alcobaça e Nazaré para encontros com artistas

13 mar 2024 09:34

RHI volta ao distrito de Leiria com palestras, workshops e apresentações públicas em três concelhos que juntam o sector da cultura com especialistas vindos do estrangeiro

programadores-internacionais-em-leiria-alcobaca-e-nazare-para-encontros-com-artistas
Ana Miranda, fundadora do Arte Institute
DR

A iniciativa RHI junta programadores internacionais que vêm a Portugal conhecer projectos de artistas e estruturas artísticas e participar em palestras e apresentações públicas. Na sexta edição passa por Leiria, Alcobaça e Nazaré.

O evento é promovido pelo Arte Institute (fundado em Nova Iorque pela portuguesa Ana Miranda) e em Leiria contempla diversas acções nos dias 16, 22 e 23 de Março, no museu m|i|mo, no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria – Igreja da Misericórdia e no Teatro José Lúcio da Silva, entre outros locais.

No sábado, 16 de Março, constam do programa showcases no Espaço Serra e no Atelier Mário Lopes e uma palestra no m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento, sobre cinema e multimédia, com a participação de Márcio Motokane, director artístico no Canal Futura da Fundação Roberto Marinho, no Brasil, com início às 14:30 horas.

Ainda no mesmo dia, está prevista outra palestra no m|i|mo, depois das 17:30 horas, sobre oportunidades para a internacionalização de um projecto artístico (artes plásticas, música, teatro e literatura) em que, além de Márcio Motokane, deverão participar Joel Vieira, superintendente cultural e director de Cidadania de Niterói e curador do Museu Janete Costa de Arte Popular da mesma cidade; Thayná Trindade, curadora do Museu de Arte do Rio de Janeiro; Adilson Gomes, ex-director geral das Artes e das Indústrias Criativas (DGAIC) de Cabo Verde; Júlio Silveira, curador do Ler - Salão Carioca do Livro, festival literário de língua portuguesa; e Jocivaldo dos Anjos, ouvidor geral da Educação da Bahia e presidente do Conselho do Plano Estadual do Livro e da Leitura.

No dia 22 de Março, no CDIL, pelas 18 horas, decorre o workshop de dança contemporânea sob a orientação de Fran Mello, director da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, no Brasil, e antes, pelas 14:30 horas, encontra-se agendado um workshop sobre arte e ciência no Colégio Nossa Senhora de Fátima.

Finalmente, a 23 de Março, o espectáculo Pedra Doce – Poética de Cora Coralina é apresentado no Teatro José Lúcio da Silva pela Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, integrado no Festival Música em Leiria.

Dois dias em Alcobaça, outro na Nazaré

Já no concelho de Alcobaça, entre outros momentos do programa, nos dias 15 e 16 de Março o RHI dá visibilidade a artistas plásticos e gráficos que vão mostrar obra através do Armazém das Artes.

A lista inclui Thierry Ferreira, Renato Silva, Gabriel Colaço, Gilberto Colaço, Cristina Maria, Cheila Peças, Natacha Costa Pereira, José Aurélio, Gonçalo Tarquínio, Rita Pimenta Bugalho, Joana Raimundo, Jean Ferrari e Stela Ivanova, Wilson Esperança, Sara Matos e a Babel - Associação Cultural.

As apresentações serão visionadas pelos curadores Joel Vieira, Márcio Motokane, Adilson Gomes, Júlio Silveira, Ricardo Vicente e Thayná Trindade.

Na Nazaré, o RHI promove a apresentação do espetáculo Pedra Doce – Poética de Cora Coralina, pela Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, dia 21 de Março, às 21:30 horas, no cineteatro municipal.

De 14 a 23 de Março de 2024, o RHI circula por Cascais, Torres Vedras, Alcobaça, Funchal, Leiria, Loulé, Faro, Torres Novas, Évora, Nazaré, Vidigueira, Braga, Porto e Lisboa.

Este ano conta com uma novidade. “Pela primeira vez, vamos dar especial ênfase às artes plásticas, por isso, é uma excelente oportunidade para quem trabalha nesta área”, explica Ana Miranda, fundadora do Arte Institute.