Viver

Programador do Castelo sai ao fim de quatro meses e meio

1 out 2021 17:33

Ovídio de Sousa Vieira troca Leiria por Tondela

programador-do-castelo-sai-ao-fim-de-quatro-meses-e-meio
Ovídio de Sousa Vieira considera que a mudança para Tondela é um salto na carreira
Ricardo Graça

Veio do Município de Ponte de Lima, ao abrigo de um procedimento de mobilidade interna aberto pela Câmara de Leiria, que visava recrutar um técnico superior para a área de programação cultural. Ovídio de Sousa Vieira, que tem no currículo a direcção do Teatro Diogo Bernardes e do festival Percursos da Música, começou a trabalhar como programador do Castelo de Leiria, oficialmente, a 17 de Maio. E hoje, 1 de Outubro, inicia uma nova etapa, em Tondela.

Ou seja, apesar dos planos para intervir, também, no Teatro Miguel Franco e no Mercado de Santana, acabou por ficar, apenas, quatro meses e meio. E quase sem deixar marca.

Neste período, Ovídio de Sousa Vieira praticamente não influenciou a programação apresentada, por exemplo, no Castelo de Leiria. Ele próprio o reconhece. “Na prática, estive a dar continuidade às linhas orientadoras que vinham de trás”.

A mudança para Tondela, onde será chefe da Divisão de Cultura, Turismo e Eventos, apresenta-a como “um salto na carreira” e “uma questão financeira”.

A oportunidade surge porque, explica ao JORNAL DE LEIRIA, concorreu a vários concursos, não só ao de Leiria, quando decidiu deixar a Câmara de Ponte de Lima. “Fui concorrendo e fui olhando pela vida”.

O Município de Leiria, segundo a vereadora Anabela Graça, pretende contratar um novo programador cultural. E o Castelo “continuará a acolher a programação dos agentes culturais do concelho” e a apostar “na melhoria e intensificação da oferta a nível do serviço educativo”.