Economia

Programa de Gestão para Empresários chega a Leiria

2 ago 2019 00:00

Parceria ISCTE, IAPMEI e D. Dinis Business School.

programa-de-gestao-para-empresarios-chega-a-leiria-10546

Proporcionar aos empresários portugueses responsáveis por pequenas e médias empresas a oportunidade de desenvolverem as suas competências e o acesso a ferramentas para a gestão sustentada dos seus negócios é o objectivo principal do Programa de Gestão para Empresários (PGE) que o INDEGISCTE e o IAPMEI, em parceria com a D. Dinis Business School, vão fazer chegar a Leiria.

Tendo como objectivo “proporcionar aos empresários de PME a obtenção ou actualização de ferramentas básicas de gestão num curto espaço de tempo”, o PGE vai abordar várias metodologias e técnicas de gestão, tais como a definição de uma estratégia para aumentar as vendas, para obter crédito e gerir a tesouraria para suportar o crescimento, entre outras, “de forma a dotar os participantes de competências para uma gestão eficaz”.

“Num mundo onde as empresas enfrentam o desafio constante da mudança e da ultracompetitividade, onde novos modelos de negócio despontam devido à transformação digital, é necessário ter soluções e ferramentas inovadoras”, afirma Vítor Ferreira, director executivo da escola de negócios de Leiria.

“A D. Dinis Business School decidiu colaborar num curso que permite responder aos problemas de empresários e gestores de PME, fornecendo recursos directos e inovadores, que permitem uma gestão mais flexível e competitiva. Estas ferramentas de conhecimento permitem às empresas melhorar os seus modelos de negócio e gerar novas alavancas de valor”, frisa o responsável, citado em comunicado à imprensa.

Para o presidente da comissão executiva do INDEG-ISCTE, José Crespo de Carvalho, este é “um protocolo multilateral que permite alavancar o programa e chegar a mais empresários e mais PME no sentido de qualificar o País”.

“O sucesso das primeiras edições do PGE e o feedback que tivemos dos empresários nacionais levaramnos a estender o projecto a outras regiões do país. Para já estaremos no Algarve, Leiria e Beira Interior, mas a nossa ambição é que esta formação se possa alargar também a outras regiões”, aponta Nuno Mangas.

O presidente do IAPMEI garante que este instituto “está empenhado em contribuir para dotar os empresários portugueses de competências de gestão essenciais para que lhes seja possível acompanhar os exigentes desafios com que se vêm confrontados diariamente num mundo em mudança”.

Candidaturas abertas
PGE começa em Outubro

O Programa de Gestão para Empresários terá inicio em Outubro nas cidades de Leiria, Covilhã e Faro. As candidaturas já estão a decorrer no website do ISCTE. O PGE surgiu em 2018, no âmbito de uma parceria entre o INDEG-ISCTE e o IAPMEI sendo este ano alargada à D. Dinis Business School (Leiria), à UBIExecutive (Covilhã) e à Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (cursos em Faro).
Destinado exclusivamente a empresários de PME, esta formação tem por objectivo ampliar o conhecimento e competências de gestão dos participantes através da formação avançada, da troca de experiências e do networking.
Podem frequentar o programa empresários com responsabilidades de administração/gerência de PME, com ou sem formação na área da gestão, bem como empresários que pretendam actualizar e aprofundar as competências chave para dirigir os seus negócios “num ambiente cada vez mais complexo, competitivo e em rápida mudança”.