Sociedade

Professora do Agrupamento de Marrazes tem Covid-19. Leia aqui as recomendações aos encarregados de educação

22 mar 2020 16:00

Autoridade de Saúde Pública assegura que período de maior risco, neste caso de Marrazes, já passou

professora-do-agrupamento-de-marrazes-tem-covid-19-leia-aqui-as-recomendacoes-aos-encarregados-de-educacao
Caso provocado pelo novo coronavírus está relacionado com a Escola Básica N2 de Marrazes
DR

Uma professora da Escola Básica N2 de Marrazes testou positivo para Covid-19 e a direcção do Agrupamento de Escolas de Marrazes está a contactar os encarregados de educação por correio electrónico numa mensagem em que reitera a necessidade de serem seguidas escrupulosamente as medidas de precaução e as indicações dadas pela Direcção Geral da Saúde, assim como as previstas no Plano de Contingência do Agrupamento de Escolas de Marrazes.

De acordo com Ana Silva, médica da autoridade de saúde pública no concelho de Leiria, a docente esteve pela última vez na escola e em contacto com alunos no último dia de aulas, 13 de Março.

Ana Silva afirma que, neste caso específico da Escola Básica N2 de Marrazes, o período de "maior risco" de contágio "já passou". E neste momento, se alguém na comunidade educativa "aparecer com sintomatologia - febre, tosse, etc - tem de contactar a linha de Saúde 24" ou "a autoridade de saúde de Leiria, através da escola".

Na informação enviada aos encarregados de educação, o director do Agrupamento de Escolas de Marrazes, Jorge Brites, lembra: "Qualquer sintoma que possa indiciar uma infecção respiratória e que esteja associada a febre (temperatura corporal superior a 37,5ºC), tosse e dificuldade respiratória (falta de ar) deve ser de imediato comunicado à linha SNS24 através do número 808 24 24 24 e seguidas as informações em anexo [um folheto sobre o novo coronavírus e a doença Covid-19]".

Além disso, "a direcção do Agrupamento deve ser também informada de todos os casos confirmados para Covid-19 relacionados com a nossa comunidade educativa a fim de cumprir com o seu papel junto das autoridades locais", salienta.

Finalmente, solicita "a todos os directores de turma que reiterem juntos dos pais e encarregados de educação a necessidade de terem um comportamento social responsável face à situação de saúde pública em que todos nos encontramos". E "para o efeito devem dar-lhes conhecimento do conteúdo" do mail.

Na Escola Básica N2 de Marrazes, "durante toda a semana que passou, esteve em regime rotativo sempre um elemento da direcção, estiveram dois assistentes técnicos na secretaria a trabalhar em salas separadas e esteve na portaria da escola um assistente operacional. Para a semana estará só um elemento da direcção em cada dia", explicou Jorge Brites ao JORNAL DE LEIRIA.

"Já tínhamos no plano de contingência atempadamente divulgado a toda a comunidade educativa de Marrazes quais eram as medidas a ser adoptadas", nota Jorge Brites.

Com a confirmação de teste positivo a esta docente -- que é um dos casos de Covid-19 no concelho de Leiria que já tinham sido divulgados publicamente -- "[as recomendações] foram reforçadas junto dos docentes da escola sede e dos alunos da escola sede, via encarregados de educação, no sentido de estarem muito atentos aos sintomas", concluiu.