Sociedade

Professor do Politécnico de Leiria reconhecido pela excelência científica

3 out 2022 14:46

João Pereira foi reconhecido pelo projecto SmartRFID

professor-do-politecnico-de-leiria-reconhecido-pela-excelencia-cientifica
João Pereira
DR

João Pereira, professor e investigador do Departamento de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, foi distinguido com o Prémio INOVA+, na categoria “Excelência Científica”, na área das soluções digitais para cidades resilientes.

O prémio de cinco mil euros foi atribuído no âmbito do projecto “SmartRFID – Long-Range Smart RFID Location for Resilient Cities”, um inovador sistema de localização RFID (identificação por radiofrequência) de longa distância para localizar produtos, animais, ou pessoas em ambientes residenciais, comerciais e industriais.

“É uma honra e um orgulho receber este prestigiado Prémio INOVA+, com um projecto inovador em que um único sistema “SmartRFID” permite localizar de forma automática centenas de milhares de etiquetas RFID passivas numa área de 2.000 metros quadrados”, afirma João Pereira, citado numa nota de imprensa.

O docente acrescenta que este prémio é “um marco na sua vida e carreira”.

O novo sistema deste projecto utiliza um par de novas antenas RFID de longo alcance que o investigador João Pereira construiu de raiz com base em três patentes que possui em cotitularidade com o Politécnico de Leiria e o Instituto de Telecomunicações. Uma dessas patentes, para cancelar o efeito indesejável das ondas estacionárias dos sinais de radio frequência, foi concedida em Portugal e nos Estados Unidos da América.

Em 2021, João Pereira e a sua equipa montaram um primeiro protótipo RFID de rastreamento numa empresa nacional da indústria dos moldes recorrendo a umas antenas RFID comerciais.

“A actual solução “SmartRFID” das novas antenas foi construída por metade do preço e, adicionalmente, permite duplicar a área de cobertura das etiquetas RFID passivas. As etiquetas RFID passivas são comercializadas a um preço unitário muito baixo, de aproximadamente um cêntimo, o que irá permitir a massificação do novo sistema de rastreamento RFID em cidades inteligentes e nas empresas do futuro”, lê-se na nota de imprensa.

João Pereira é professor coordenador do Departamento de Engenharia Informática da ESTG e coordenador dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) em Cibersegurança e Redes Informáticas e em Redes e Sistemas Informáticos. É membro sénior do IEEE - Institute of Electrical and Electronic Engineers, investigador do Instituto de Telecomunicações - IT e membro do Centro de Investigação em Informática e Comunicações - CIIC, do Politécnico de Leiria.

O Prémio é organizado pela consultora INOVA+ e tem como parceiros a Agência Nacional da Inovação (ANI), o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e a AIP – Associação Industrial Portuguesa.

O prémio destina-se à distinção de ideias, soluções ou tecnologias de excelência científica, bem como de projectos de excelência empresarial, capazes de dar resposta às principais prioridades europeias nas áreas da Inteligência Artificial, sustentabilidade dos recursos naturais e dos ecossistemas e soluções digitais para cidades resilientes.