Sociedade

Primeira peregrinação do ano com peregrinos celebrado o centenário da chegada da imagem venerada de Nossa Senhora de Fátima à Capelinha das Aparições

4 jun 2020 13:04

Romaria celebra a segunda visão dos pastorinhos de Nossa Senhora

primeira-peregrinacao-do-ano-com-peregrinos-celebrado-o-centenario-da-chegada-da-imagem-venerada-de-nossa-senhora-de-fatima-a-capelinha-das-aparicoes
Peregrinação realiza-se a 13 de Junho
DR

Na celebração presidida por D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa, vai celebrar-se a segunda visão dos pastorinhos de Nossa Senhora e a chegada da escultura de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que se venera na Capelinha das Aparições.

Na tarde do dia 13, informa o Santuário de Fátima, a seguir às celebrações da peregrinação internacional a imagem será deslocada por umas horas para a exposição Vestida de Branco, para estar em exposição comemorativa, evocativa do seu centenário.

Poderá ser contemplada de perto entre as 14:30 e as 20 horas, no Convivium de Santo Agostinho, com entrada pelo lado norte da Galilé e saída pelo lado sul.

Todo o percurso da exposição deve ser cumprido mantendo as regras de distanciamento social e uso obrigatório de máscara, devendo os peregrinos visitantes seguir as indicações das equipas de acolhimento no local.

A escultura foi encomendada em 1919 por um devoto de Torres Novas, Gilberto Fernandes dos Santos, à Casa Fânzeres, de Braga, tendo sido produzida pelo santeiro José Ferreira Thedim, inspirada numa imagem de Nossa Senhora da Lapa, venerada em Ponte de Lima.

O programa da peregrinação internacional, a primeira do ano com peregrinos na Cova da Iria, depois do confinamento provocado pela pandemia resultante da covid-19, começa às 21:30 horas, do dia 12, com o Rosário internacional na Capelinha das Aparições, seguido de Procissão das Velas e Celebração no Altar do Recinto de Oração.

No dia 13, o Rosário internacional terá lugar às 9 horas, na Capelinha das Aparições seguido de missa, bênção dos doentes e procissão do Adeus. A peregrinação internacional Junho é a segunda do ano pastoral, que está a ser vivido em Fátima sob o tema Tempo de graça e misericórdia: dar graças por viver em Deus, e assinala a segunda visão de Nossa Senhora.