Sociedade

Presidente da República no encerramento do Centenário das Aparições

11 out 2017 00:00

Sessão de encerramento será na sexta-feira. O programa contempla também um concerto pela Orquestra e pelo Coro Gulbenkian e uma projecção multimédia.

presidente-da-republica-no-encerramento-do-centenario-das-aparicoes-7295

O Presidente da República vai marcar presença na sessão solene de encerramento das celebrações do Centenário das Aparições, a realizar esta sexta-feira, dia 13, em Fátima. A cerimónia está agendada para as 18:30 horas na Basílica de Nossa Senhora do Rosário e poderá ser seguida pelos peregrinos através de ecrãs espalhados pelo recinto de oração.

A sessão integra um concerto realizado pela Orquestra e pelo Coro Gulbenkian, dirigidos por Joana Carneiro, que apresenta no seu alinhamento, entre outras, duas obras encomendadas para o Centenário das Aparições, aos compositores James MacMillan e Eurico Carrapatoso: The Sun Danced e Salve Regina, respectivamente.

Contando ainda com a participação da soprano Elisabete Matos, o concerto juntará 72 instrumentos e 32 cantores e terá transmissão em directo para o recinto do Santuário. Devido à preparação do espectáculo, a basílica estará encerrada ao público hoje e amanhã.

Para assinalar o encerramento das celebrações do Centenário, haverá também uma exibição multimédia, intitulada Fátima-Tempo de Luz, que “combina mapeamento de projecção, efeitos iluminação e trilha sonora original”, explica um comunicado do santuário. O vídeo mapping será exibido na fachada da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que com 140 metros de largura e 58 metros de altura, formar uma tela de projecção de 3100 metros quadrados.

Segundo aquela nota de imprensa, a projecção audiovisual utilizará 22 projectores e terá uma potência instalada total de 137.200 watts de som e 16.800 watts de iluminação. A estreia do espectáculo amanhã à noite, à meia-noite, repetindo na sexta-feira e no sábado às 22:30 horas