Desporto

Presidente da República condecorou Auriol Dongmo

3 mai 2022 11:28

Atleta radicada em Leiria foi campeã mundial em Março

presidente-da-republica-condecorou-auriol-dongmo
Auriol foi distinguida esta segunda-feira
Federação Portuguesa de Atletismo
Redacção/Agência Lusa

Auriol Dongmo recebeu a Ordem de Mérito das mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que também condecorou a atleta Patrícia Mamona.

A atleta do Sporting, radicada em Leiria, Auriol Dongmo foi campeã europeia e mundial de pista coberta do lançamento do peso, em Março, e recebeu a condecoração de Comendador da Ordem do Mérito.

Marcelo Rebelo de Sousa acolheu a atleta no “leque das excepcionais”, desejando que continue os sucessos desportivos e a “atirar mais longe”.

Já Patrícia Mamona, vice-campeã olímpica e campeã europeia de pista coberta de triplo salto, recebeu a condecoração de Grande Oficial da Ordem do Mérito.    

Patrícia Mamona foi condecorada na sequência da medalha de prata no concurso do triplo salto nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, acumulando com o grau de Comendador que tinha recebido em 2016.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, esta nova condecoração ilustra o espírito de conquista da atleta.

“A sua carreira não tem parado de subir e vai subindo nos sucessos. Um dos méritos que [a Patrícia Mamona] tem, além do instinto vencedor, é a consistência e a persistência”, disse o chefe de Estado.

A cerimónia, que decorreu no Palácio de Belém, foi acompanhada pelo Presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, pelo Secretário-geral do COP, José Manuel Araújo, pelo Chefe de Missão a Tóquio2020, Marco Alves, e pelo director desportivo do COP, Pedro Roque.