Sociedade

Presidente da Câmara de Ourém condecorado pelo Vaticano

17 nov 2023 16:25

Luís Albuquerque considera que esta condecoração "é de todos que trabalharam, para que a recepção a Sua Santidade tenha sido um enorme sucesso".

Condecoração foi entregue, esta quinta-feira, pelo cardeal Américo Aguiar
Condecoração foi entregue, esta quinta-feira, pelo cardeal Américo Aguiar
CMO
Luís Albuquerque foi distinguido como Cavaleiro da Ordem de São Silvestre,
Luís Albuquerque foi distinguido como Cavaleiro da Ordem de São Silvestre,

O presidente da Câmara de Ourém recebeu, esta quinta-feira, a Ordem honorífica do Estado do Vaticano, de Cavaleiro da Ordem de São Silvestre, atribuída pelo Papa Francisco.

A distinção foi entregue pelo cardeal D. Américo Aguiar, actual bispo de Setúbal que presidiu à Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, e reconhece o trabalho desenvolvido e o contributo do município na recepção ao Papa, que visitou o Santuário de Fátima no dia 5 de Agosto. A condecoração visa ainda agraceder o envolvimento da autarquia na organização da JMJ.

Citado numa nota de imprensa da autarquia de Ourém, D. Américo Aguiar, refere que este gesto do Santo Padre simboliza “um agradecimento a todos” aqueles que contribuíram para o "sucesso" da JMJ, desde o presidente da câmara aos funcionários municipais e aos munícipes.

Considerando a distinção "uma enorme honra", Luís Albuquerque salienta, numa mensagem publicada na sua página de Facebook, que a condecoração "é de todos que trabalharam para que a recepção a Sua Santidade tenha sido um enorme sucesso". "Obrigada, Papa Francisco", conclui a mensagem do autarca.

Luís Albuquerque foi uma das 28 personalidades portuguesas galardoadas pelo Vaticano pelo apoio à realização da JMJ, que decorreu entre 1 e 6 de Agosto, em Lisboa. Entre os distinguidos, está também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Luísa Salgueiro.