Sociedade

Presidente da Câmara da Marinha Grande pede requalificação da estrada florestal e equipa de sapadores

24 out 2023 13:00

Observatório do Pinhal do Rei reúne para balanço da recuperação da mata

presidente-da-camara-da-marinha-grande-pede-requalificacao-da-estrada-florestal-e-equipa-de-sapadores
O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, reiterou ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) o pedido de requalificação do troço de 2,7 km da estrada florestal, que liga Pedreanes à estrada de São Pedro de Moel, e a criação de uma equipa de cinco sapadores florestais.
 
As reivindicações do autarca foram feitas no âmbito do Observatório do Pinhal do Rei (OPR), que reuniu na passada sexta-feira, no auditório da Resinagem, na Marinha Grande, para o balanço das acções de recuperação e reflorestação da Mata, decorridos seis anos do grande incêndio, refere uma nota de imprensa da autarquia.
 
Citado na nota, o presidente da Câmara lembrou que “o que move o Observatório é a defesa do Pinhal do Rei”, pelo que manifestou a disponibilidade do Município e do OPR para ser parceiro do ICNF, para que seja feita a mudança, trabalhar em conjunto e ser parceiro na solução.
 
Aurélio Ferreira solicitou ao ICNF que mantenha informadas as entidades locais e a população, acerca das acções que coloca em prática.
 
Convocada pelo presidente da Câmara e coordenador do Observatório, Aurélio Ferreira, a reunião contou com a presença da directora regional do Centro do ICNF, Fátima Araújo Reis, do director de Departamento Regional de Gestão e Valorização da Floresta do ICNF, Rui Pedro Ferreira, do responsável pela monitorização do Plano de Gestão Florestal, Jorge Cancela, além de membros do Observatório e técnicos da autarquia.
 
Segundo o comunicado, a directora regional do ICNF esclareceu as dúvidas dos membros deste órgão e apresentou as principais acções que têm sido realizadas para a recuperação da Mata, na qual serão investidos nove milhões de euros, até 2025, para acções de arborização, aproveitamento da regeneração natural, protecção da área não ardida, controlo de invasoras lenhosas, fitossanidade e rede viária.
 
Fátima Araújo Reis defendeu a necessidade de “mostrar uma perspectiva positiva da mata, do ponto de vista da valorização do território”.
 
Nesse sentido, informou que o ICNF tem apostado na melhoria das condições de visitação do Pinhal, através da requalificação de 23 áreas de lazer, criação do trilho da Ribeira de São Pedro de Moel, beneficiação do Ponto da Crastinha, estabilização do cordão dunar e beneficiação de 26 km da rede viária.