Economia

Prémios distinguem empresários e empresas (com galeria)

29 jun 2018 00:00

Associação Empresarial da Região de Leiria quer reconhecer resiliência e capacidade de adaptação

FOTOS: Ricardo Graça
Raquel de Sousa Silva

Atribuído pela primeira vez em 2016, o Prémio Carreira que a Nerlei voltou a entregar na celebração do seu 33.º aniversário, anteontem, visa reconhecer os sócios-gerentes ou administradores de empresas associadas com 80 ou mais anos de idade, que mantêm ligações a estas, mesmo que em funções não executivas.

Este ano foram distinguidos quatro empresários: Amado Elias Tomaz, fundador e administrador da Labeto, empresa de análises bioquímicas de Leiria; Carlos Gomes Vieira, administrador da Ascendum, de Leiria; Franklim Silva Mendes (a título póstumo), fundador e sócio-gerente da agência de viagens e turismo Fátima Expresso; e Manuel Barbeiro Costa, fundador e administrador da Respol Resinas, de Leiria.

Este ano, a Associação Empresarial da Região de Leiria distinguiu igualmente as empresas associadas que têm mais de 50 anos de actividade, atribuindo-lhes o Prémio Empresa Sustentável. São 17 sociedades que, “pela sua resiliência, capacidade de adaptação a novos contextos sócio-económicos, continuam a inovar, a gerar emprego e a criar riqueza para a região e para o País”, explicou Jorge Santos, presidente da Nerlei. “Queremos destacar as empresas associadas que se mantêm inovadoras, que continuam a criar emprego, a conquistar novos mercados, a gerar riqueza e a fazer crescer a região e o País. Consideramos que são um dos pilares da sustentabilidade da economia”, aponta a associação.

Uma das empresas distinguidas foi a Americana Papelaria, fundada em 1957 em Leiria e que hoje se dedica à venda de artigos de papelaria, livraria, material e equipamentos de escritório. Também a Ascendum, fundada em 1967 (na altura com outra designação) foi distinguida. Com raizes familiares, é hoje um grupo que se dedica à venda de automóveis e de equipamentos industriais. A Baquelite Liz, de Leiria, também recebeu o prémio. Fundada em 1946, produz uma vasta gama de produtos em plástico.

A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Leiria foi outra das distinguidas com o Prémio Empresa Sustentável. Fundada em 1915, esta cooperativa de crédito está hoje presente em três concelhos (Leiria, Marinha Grande e Ourém). Também a Crisal, na Marinha Grande, foi premiada. Criada em 1944, dedica-se actualmente à produção de cristalaria automática (copos, canecas e cálices, entre outros produtos). Faz parte do grupo Libbey. Instalada no concelho de Pombal, a Diamantino Malho & Cª também foi distinguida na cerimónia de aniversário da Nerlei. Fundada em 1936, dedica-se à produção de

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ