Sociedade

Prémio Pedro Matos desafia alunos a reflectir sobre a “Matemática em Movimento”

20 jan 2024 10:30

Politécnico de Leiria vai organizar a 16.ª edição da iniciativa dirigida aos alunos do ensino básico e secundário

premio-pedro-matos-desafia-alunos-a-reflectir-sobre-a-matematica-em-movimento

Matemática em Movimento é o mote da 16.ª edição do Prémio Pedro Matos, promovido pelo Politécnico de Leiria, destinado a alunos e professores do ensino secundário e do 3.º ciclo do ensino básico, nas categorias ‘Prémio Pedro Matos’ e ‘Prémio Pedro Matos Júnior’, respectivamente.

Os alunos e professores são convidados a apresentar trabalhos que abordem temas sobre o ensino e a aprendizagem da matemática, demonstrando a ligação entre os conceitos desta disciplina e o seu papel na descrição e na compreensão do movimento.

A iniciativa desafia os participantes a refletir sobre a matemática como ferramenta dinâmica e capaz de descrever os movimentos tectónicos e a matemática, as trajectórias estelares e a matemática, as formas e os números na ligação entre as artes performativas e a matemática, o movimento das ondas e das marés mostrado com a matemática, a biomecânica do movimento humano, a matemática e os mercados financeiros, entre outros, refere uma nota de imprensa do Politécnico de Leiria.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas online até ao dia 10 de Maio de 2024, sendo que a candidatura e entrega dos trabalhos decorrem até 20 de Junho.

Os alunos podem candidatar-se ao Prémio Pedro Matos individualmente ou em grupo (máximo de três alunos), onde, neste modelo, pode ainda fazer parte um professor do ensino secundário ou básico, ao qual caberá o papel de orientador.

Os trabalhos elaborados serão expostos no evento Mat-Oeste 2024, a realizar-se no dia 12 de Julho de 2024, sugerindo-se a utilização de fotografias, desenhos, materiais interactivos, vídeos, entre outros, de forma a despertar a curiosidade dos visitantes.

Os trabalhos têm ainda de conter material interactivo e/ou de reprodução experimental, sobre o tema abordado.

Nas categorias ‘Prémio Pedro Matos’ (alunos do ensino secundário) e ‘Prémio Pedro Matos Júnior’ serão reconhecidos os três melhores trabalhos, com a atribuição de prémios monetários.

O Prémio Pedro Matos nasce como uma homenagem a Pedro Manuel Amado Roque de Matos, professor e investigador de mérito da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, e tem como objectivo fomentar a criatividade e o interesse pela matemática e suas aplicações, bem como espoletar novos jovens talentos.