Sociedade
Prémio Pedro Matos 2026 desafia a explorar práticas inovadoras para tornar Matemática acessível
Inscrições estão abertas à participação de alunos e professores do ensino secundário e do 3.º ciclo
Matemática sem barreiras é o tema da 18.ª edição do Prémio Pedro Matos, promovido pelo Politécnico de Leiria, que desafia a comunidade escolar a reflectir sobre práticas que promovam um processo de ensino, aprendizagem e construção do conhecimento matemático acessível a qualquer público, explorando diferentes abordagens pedagógicas.
Inovação no ensino e aprendizagem da Matemática, estratégias dirigidas a necessidades específicas, Matemática para idosos, formas activas de ensino e aprendizagem, actividades colaborativas e práticas inovadoras para tornar a Matemática acessível a todos são alguns dos tópicos que poderão ser trabalhados, informa o Politécnico de Leiria.
Dirigido a alunos e professores do ensino secundário e do 3.º ciclo do ensino básico, estão em jogo as categorias Prémio Pedro Matos e Prémio Pedro Matos Júnior, respectivamente.
O prémio visa fomentar a criatividade e o interesse pela Matemática e pelas suas aplicações, bem como espoletar novos jovens talentos.
Os interessados devem realizar a sua pré-inscrição online até ao dia 11 de Maio de 2026, em https://premiopedromatos.ipleiria.pt/.
A candidatura formal e a entrega dos trabalhos deverão ocorrer até 15 de Junho.
Os alunos podem candidatar-se ao Prémio Pedro Matos individualmente ou em grupo, num máximo de três alunos, havendo ainda a possibilidade de integrar um professor do ensino secundário ou básico, ao qual caberá o papel de orientador.
Os prémios variam entre os 500 euros e os 200 euros, sendo que cada estudante premiado é contemplado com um bilhete de família de visita ao Centro Ciência Viva do Alviela, em Alcanena, Santarém.
A entrega dos prémios decorre no Mat-Oeste 2026: Matemática na Região Oeste, a realizar-se no dia 10 de Julho, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria.a.
O Prémio Pedro Matos nasceu como uma homenagem a Pedro Manuel Amado Roque de Matos, natural de Porto de Mós, professor e investigador de mérito da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, onde desempenhou também funções como coordenador do Departamento de Matemática e presidente do Conselho Científico.