Viver

Premiado restauro dos azulejos da Linha do Oeste

14 mai 2021 11:24

Em causa estão os painéis azulejares das estações de Caldas da Rainha, Valado, Outeiro, Bombarral, Mafra, Leiria e Óbidos

premiado-restauro-dos-azulejos-da-linha-do-oeste
Caldas da Rainha - Bordalo Pinheiro
IP

O júri dos Prémios SOS Azulejo 2019-2020 atribuiu o prémio Intervenção de Conservação e Restauro (ex-aequo) a Ana Bidarra (Cinábrio/ RC3/ Infraestruturas de Portugal) pelo trabalho Linha do Oeste - Conservação e Restauro dos painéis azulejares das estações de Caldas da Rainha, Valado, Outeiro, Bombarral, Mafra, Leiria e Óbidos.

Na edição deste ano foram atribuídos um total de nove prémios e seis menções honrosas pela Direcção-Geral do Património Cultural.

A Infraestruturas de Portugal concluiu, em 2019, um conjunto de trabalhos de conservação e restauro de painéis azulejares existentes em sete estações ferroviárias da Linha do Oeste, tendo em vista a salvaguarda, a recuperação e a valorização deste importante património público ferroviário.

Leiria - Costume (Foto: IP)

 

“Os trabalhos desenvolvidos contemplaram a remoção de azulejos em destacamento, limpeza de face nobre e tardoz, colagens, consolidações, tratamento do suporte, preenchimentos, consolidações, reintegrações cromáticas, cozedura de azulejos existentes para irradiação de algas e refechamento de juntas e limpeza.”

Os conjuntos figurativos intervencionados revestem os edifícios de passageiros, maioritariamente ao nível do rés-do-chão e na zona das plataformas.

De iconografia e etnografia simples e directa, representam espaços bucólicos, figuras, monumentos, tradições e trabalhos campestres, perpetuando tradições e memórias das realidades regionais às quais as populações atribuem grande valor histórico e simbólico.