Economia

Preços do gás natural estrangulam produção de vidro

24 mar 2022 15:46

Marinha Grande tem três fábricas onde se produzem garrafas e outras embalagens

precos-do-gas-natural-estrangulam-producao-de-vidro
Combustíveis têm grande peso nos custos de produção
Ricardo Graça
Raquel de Sousa Silva

As empresas produtoras de vidro de embalagem viram os preços do gás natural disparar para níveis históricos nos últimos meses (sete vezes mais do que em 2020) e face a esta escalada contínua começa a estar em risco a sustentabilidade do negócio, alerta Sandra Santos, presidente da Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem (AIVE).

Como o peso da energia é muito alto nos custos totais destas indústrias, os preços muito elevados vão significar resultados negativos continuamente.

"Tal não é sustentável, nem no curto prazo, pois os investimentos recorrentes, de substituição de fornos, são elevadíssimos”, disse à TSF.

As seis fábricas existentes em Portugal – três das quais na Marinha Grande – dependem do gás natural para o funcionamento permanente dos fornos industriais e, tal como a indústria cerâmica, têm sentido grandes impactos decorrentes da subida dos preços.

“O aumento já vinha do ano passado e de modo drástico. Agora agravou-se bastante”, diz ao JORNAL DE LEIRIA Bruno Lopes, director da BA Glass na Marinha Grande.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ