Economia

Preço dos combustíveis “asfixia” consumidores e penaliza negócios

7 out 2023 09:42

Revendedores de combustíveis, transportadores, produtores de leite e indústrias de madeira estão entre os sectores que se dizem afectados pelos elevados preços dos combustíveis

preco-dos-combustiveis-asfixia-consumidores-e-penaliza-negocios
Empresários entendem que há margem para reduzir a carga fiscal associadas aos produtos petrolíferos
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

Entre os dias 18 a 24 de Setembro, o preço do litro de gasóleo subiu 6 cêntimos e o da gasolina 1 cêntimo. Já na semana passada, de 25 de Setembro a 1 de Outubro, depois de o Governo ter reduzido o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), o gasóleo desceu 3 cêntimos e a gasolina 1 cêntimo por litro.

Desde segunda-feira, o preço dos combustíveis apresenta uma tendência de descida no preço do gasóleo em 2 cêntimos e na gasolina que desce 1 cêntimo. A evolução dos preços dos combustíveis tem tido forte impacto junto de vários sectores de actividade, que entendem que o Governo ainda tem margem para reduzir a “elevada carga fiscal” que aplica nestes produtos.

Recorde-se que na semana passada o Governo reduziu o imposto sobre combustíveis, com o ISP a baixar um cêntimo por litro na gasolina e dois no gasóleo. Em resposta à medida do Governo, que consiste na devolução da receita adicional do IVA, por via do ISP, a Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis “regista com agrado que foram atendidas as suas solicitações, divulgadas junto da tutela”.

Lamenta, contudo, “que os valores apontados sejam manifestamente insuficientes, para combater a asfixia sentida diariamente pelos consumidores e pelas empresas portuguesas quando abastecem as suas viaturas” e entende que há “margem para reduzir ainda mais o ISP, uma vez que a receita extraordinária do IVA se revela muito superior”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ