Economia

Preço do metro quadrado de habitação em Leiria já ultrapassa os mil euros

5 mar 2018 00:00

Dados da avaliação bancária divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística revelam que a região está entre aquelas onde os preços são mais razoáveis

preco-do-metro-quadrado-de-habitacao-em-leiria-ja-ultrapassa-os-mil-euros-8238
Raquel de Sousa Silva

O valor médio do preço do metro quadrado da habitação, no contexto da avaliação bancária, realizada no âmbito de pedidos de crédito para a compra de habitação, continua a subir em praticamente todo o País e Leiria não contraria esta tendência.

Em Janeiro, o preço estava fixado em 1013 euros, o que significa que se registou uma subida de 113 euros (12,5%) no espaço de um ano, já que em Janeiro de 2017 o valor da avaliação bancária em Leiria era de 900 euros.

Os últimos dados, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística segunda-feira passada, revelam que, a nível nacional, o valor médio da habitação, em Janeiro deste ano, subiu para 1153 euros, número que representa uma subida de 0,3% face a Dezembro e de 4,2% em relação a Janeiro do ano passado.

O documento do INE permite perceber o comportamento dos preços em várias zonas do País, naquelas que o instituto chama de 'áreas predominantemente urbanas', onde se inclui Leiria. Com preços por metro quadrado semelhantes aos da nossa região surge apenas Gondomar (1019 euros).

Abaixo do valor de Leiria, estão localidades como Famalicão, Santa Maria da Feira, Barcelos, Braga e Guimarães. Em todas elas o preço do metro quadrado ronda os 900 euros, mas sem atingir os mil.

Com preços mais elevados, destacam-se localidades da área metropolitana de Lisboa. Além da capital (2171 euros), Oeiras (1968), Cascais (1905) e Odivelas (1667) estão entre o grupo de áreas com preços mais elevados.

Também a zona do Porto apresenta valores acima da média nacional. Na Invicta o preço médio do metro quadrado está avaliado em 1613 euros, em Matosinhos custa 1376 e em Gaia 1112 euros.