Missão Ucrânia

Praxe solidária recolhe bens para refugiados ucranianos

14 abr 2022 14:02

Estudantes da Escola Superior de Saúde de Leiria ajudam famílias

praxe-solidaria-recolhe-bens-para-refugiados-ucranianos

A Távola Elíptica Veterânica (TEV) da Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei) do Politécnico de Leiria organizou uma praxe solidária, desafiando os alunos a responder às necessidades básicas das crianças e famílias refugiadas da Ucrânia na região.

“Na actividade praxística que realizámos no dia 22 de Março, incentivámos os estudantes a levarem um bem para ajudar os refugiados que foram acolhidos na cidade de Leiria”, explica Henrique Vinagre, Carrascolum Elípticum da ESSLei, um dos órgãos de praxe.

Com a colaboração da comissão de praxe, no final foi possível recolher quatro caixotes, essencialmente, com produtos alimentares e de higiene pessoal. “Não é muito, mas é uma forma de mostrar que estamos aqui para colaborar”, assume o finalista da licenciatura de Enfermagem.

“A população vê, por vezes, a praxe como algo de mau. Mas promovemos boas acções e preocupamo-nos em ajudar os outros. Já tivemos uma pandemia e agora é a guerra. Se fosse connosco também gostaríamos que nos ajudassem. É também uma forma de transmitir valores aos estudantes”, afirma Henrique Vinagre, ao sublinhar que esse é um dos objectivos da praxe.