Sociedade

Praxe solidária angaria verbas para o hospital de Leiria

11 mar 2021 11:24

Responsáveis pela praxe da Escola Superior de Saúde de Leiria desafiaram os alunos de todos os cursos da escola a contribuírem com um valor monetário, cujo montante total será revertido na aquisição de bens indicados pelo Centro Hospitalar de Leiria.

praxe-solidaria-angaria-verbas-para-o-hospital-de-leiria
Montante angariado servirá para a aquisição de bens indicados pelo Centro Hospitalar Leiria
Ricardo Graça

O grupo responsável pela praxe da Escola Superior de Saúde de Leira (ESSLei) do Politécnico de Leiria desafiou os alunos de todos os cursos da escola a contribuírem com um valor monetário, cujo montante total será revertido na aquisição de bens indicados pelo Centro Hospitalar Leiria.

“Os responsáveis irão dizer-nos quais são as necessidades do momento, tendo em conta o valor que for angariado”, explica Bernardo Ribeiro. O finalista de Fisioterapia explica que a iniciativa é uma forma de mostrar que a praxe não é só mau comportamento dos estudantes. “

O nosso grupo entende que a praxe deve servir para tornar os nossos estudantes melhores pessoas e com melhores valores. Sendo uma escola de saúde queremos dar o exemplo e ajudar aqueles que serão os nossos futuros colegas”, refere. O jovem salienta que durante esta pandemia a sociedade assumiu que os profissionais de saúde merecem recompensas. “Mais importante do que bater palmas à janela é ter um papel activo a contribuir.”

Bernardo Ribeiro considera que esta iniciativa é “inovadora” e “demonstra o espírito de união, mesmo não estando juntos”.

“Percebemos que muitas vezes as praxes não têm a melhor reputação, devido ao comportamento de alguns estudantes. O nosso grupo entende que a praxe deve servir para formar os nossos estudantes, tornando-os melhores pessoas e com os melhores valores”, diz aquele aluno, que é um dos impulsionadores da ideia.