Sociedade

Praia do Pedrógão e Lagoa da Ervedeira vão ter dispositivo de prevenção nos fins-de-semana de maior calor

17 abr 2024 08:00

Câmara de Leiria vai assegurar dispositivo nos fins-de-semana de maior calor, fora da época balnear. Vereador da Protecção Civil apela à adopção “comportamentos responsáveis”

praia-do-pedrogao-e-lagoa-da-ervedeira-vao-ter-dispositivo-de-prevencao-nos-fins-de-semana-de-maior-calor
Município vai assegurar presença de nadadores-salvadores
Ricardo Graça/Arquivo

A praia do Pedrógão e a Lagoa da Ervedeira vão passar ter um dispositivo de prevenção durante os fins-de-semana de maior calor, fora da época balnear. A medida foi anunciada na reunião de câmara, realizada esta terça-feira, pelo vereador Luís Lopes, que, entre outros pelouros, tutela a área da Protecção Civil.

“Em função da análise que temos vindo a realizar nos últimos dias, em função da meteorologia, mas também das condições do mar das nossas praias, durante o próximo fim de semana iremos ter um dispositivo de prevenção na praia do Pedrógão, com a monitorização na Lagoa da Ervedeira”, disse o vereador. 

Luís Lopes adiantou ainda que, se as condições meteorológicas apontarem para temperaturas elevadas durante o fim-de-semana prolongado do 25 de Abril, a câmara irá também garantir um dispositivo de prevenção.

O vereador salientou, no entanto, a necessidade de adoptar “comportamentos responsáveis”, apesar da monitorização que possa ser feita no local.

“Apesar de a temperatura ser bastante apelativa para frequentar as nossas praias, o mar continua a ser de Inverno”, assinalou, revelando que no último fim-de semana foram feitos pedidos a “algumas pessoas que estavam dentro de água para saírem”, mas continuou a “assistir-se a comportamentos de risco que não se coadunam com aquilo que são as condições do mar”.

"Além do dispositivo que já foi mobilizado, e que irá ser nos próximos fins-de-semana, é muito importante que todos percebam que não é pelo facto de existir um nadador-salvador que os comportamentos podem ser diferentes”, ressalvou Luís Lopes.

Durante a reunião de câmara, Álvaro Madureira, vereador independente eleito pelo PSD, questinou o executivo sobre os trabalhos de reposição de areias na praia do Pedrógão. Em resposta, Luís Lopes adiantou que o município já articulou essa intervenção com a Administração da Região Hidrográfica para efectuar a regularização das areias.

“Já o fizemos há cerca de três semanas na marginal e está previsto fazermos uma nova recarga. Estamos dependentes de correntes e de meteorologia. Suspendemos no calendário a intervenção, porque tivemos nova rotação [de areias]”, explicou.