Sociedade

Praia da Vieira: concessionários autuados por falta de nadadores-salvadores

5 set 2021 19:50

Este domingo, a Autoridade Marítima Nacional optou pela colocação de placas de praia não vigiada e as bandeiras ficaram por içar

praia-da-vieira-concessionarios-autuados-por-falta-de-nadadores-salvadores
Praia da Vieira tem seis concessões e um plano que prevê oito nadadores-salvadores
Arquivo

Pela primeira vez, este ano, na área da Capitania do Porto da Nazaré, que se estende entre o Pedrógão (Leiria) e a Pirâmide do Bouro (Caldas da Rainha), a inexistência de nadadores-salvadores em número suficiente determinou a colocação de placas de praia não vigiada numa praia concessionada.

Aconteceu na Praia da Vieira, este domingo.

Com seis concessões, a Praia da Vieira obriga a um plano integrado de salvamento com oito nadadores-salvadores, segundo Zeferino Henriques, capitão do Porto da Nazaré. Mas só quatro se apresentaram ao serviço.

“Era óbvio que não chegavam e tomei a decisão de colocar as placas de praia não vigiada, não içar as bandeiras, manter os quatro nadadores-salvadores e accionar a Amarok”, explica ao JORNAL DE LEIRIA.

Ou seja, além dos quatro nadadores-salvadores disponíveis, o dispositivo de vigilância e socorro na Praia da Vieira contou este domingo, durante todo o dia, com efectivos do projecto Sea Watch, que se deslocam numa viatura Amarok.

Segundo Zeferino Henriques, a Polícia Marítima registou a ocorrência e os concessionários da Praia da Vieira “vão ser autuados”, porque é deles a responsabilidade directa pela contratação de nadadores-salvadores.

“O que aconteceu hoje foi que dois nadadores-salvadores foram fazer a vacinação e de manhã avisaram que estavam com febre, com dores, não estavam em condições. E não conseguimos substituí-los”, diz Célia Guera, vereadora da Câmara Municipal da Marinha Grande. A autarca garante que seis é o número mínimo de nadadores-salvadores durante a época balnear na Praia da Vieira.

Apesar dos esforços, o Município não encontrou alternativas.

Célia Guerra acredita que se trata de uma “situação isolada” e lembra que “é responsabilidade dos concessionários” assegurar o funcionamento das equipas de nadadores-salvadores.

Este ano, o Município assumiu a contratação e o salário dos nadadores-salvadores, numa medida de apoio aos concessionários, que continuam a contratar pessoal, quando necessário.

“Abrimos concurso para 25. Não conseguimos colocar todos, colocámos os que foi possível”, explica Célia Guerra, referindo-se a São Pedro de Moel e Praia da Vieira, as principais praias do concelho.