Abertura

Portugal eliminou sarampo mas mobilidade pode trazer surtos. Vacinação é a chave

4 abr 2024 08:30

Portugal eliminou o sarampo, mas a doença não está erradicada. A mobilidade populacional aumenta o risco de surgirem novos surtos a partir de casos importados. Manter a taxa elevada de cobertura vacinal contribui para impedir a circulação de vírus

portugal-eliminou-sarampo-mas-mobilidade-pode-trazer-surtos-vacinacao-e-a-chave
A vacinação continua a ser a principal arma para evitar o surto de doenças
Ricardo Graça

Portugal registava 17 casos de sarampo, até ao dia 16 de Março, todos importados, segundo a informação epidemiológica da Direcção-Geral da Saúde. Na região de Leiria não há notificação de situações de sarampo confirmadas, o que não significa que os casos não possam aparecer.

A grande mobilidade das populações aumenta seriamente o risco de aparecimento de doenças que estão eliminadas no País, como sucedeu com os surtos de sarampo de 2017 e 2018. A vacinação é a chave mestra para a protecção da população e a barreira à entrada de vírus e bactérias, que acabam por desaparecer quando esbarram na imunidade de grupo.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ