Desporto

Portugal disputa nos Pousos final do Mundial e Europeu de Andebol em Cadeira de Rodas

20 nov 2022 14:12

Jogo realiza-se às 18 horas deste domingo. O capitão da selecção nacional é o leiriense João Jerónimo, mas há outros representantes da cidade do Lis na equipa.

portugal-disputa-nos-pousos-final-do-mundial-e-europeu-de-andebol-em-cadeira-de-rodas
Portugal vai defrontar os Países Baixos na final
Ricardo Graça

O pavilhão dos Pousos, em Leiria, recebe esta tarde, pelas 18 horas, a final da Campeonato do Mundo e Europeu de Andebol em Cadeira de Rodas. E Portugal vai estar em jogo.

A selecção nacional, que é capitaneada pelo leiriense João Jerónimo, derrotou a Índia nas meia-final, apurando-se para o jogo do título. Pela frente, terá a equipa dos Países Baixos.

À semelhança do que aconteceu ao longo do campeonato, o derradeiro desafio tem entrada livre e será transmitido em directo na EHFtv e na andebol tv.

Leiria marca competição

Além de ser palco da competição, Leiria tem estado representada dentro de campo na luta pela vitória portuguesa.

A par do capitão da selecção nacional, melhor marcador dos europeus da modalidade, entre os 16 atletas convocados pelo seleccionador nacional estão Iderlindo Gomes, Nuno Nogueira, João Pedro e Maria Albertina Relvas, todos jogadores da equipa da delegação de Leiria da Associação Portuguesa de Deficientes (APD Leiria). Marco Francisco, também desta associação, esteve na convocatória mas viu-se forçado a abandonar o estágio devido a lesão.

Danilo Ferreira chamou ainda Diana Machado, Pedro Marques, Ricardo Queirós, Rodrigo Vieira e Adriano Mendes, da APD do Porto, Filipe Cerqueira de CMRRC – Rovisco Pais, Euclides Soares do Clube Naval Setubalense e Tiago Cantigas e Rui Rodrigues de CPSB Messines/Algarve.

A equipa técnica portuguesa integra o mecânico leiriense Manuel Sousa, a fisioterapeuta Daniela Faria e o secretário técnico Miguel Fonseca.

A selecção nacional de andebol em cadeira de rodas esteve presente em todas as finais europeias da modalidade, conquistado uma medalha de ouro (2018, Pousos) e três de prata (2015, 2016, 2019).