Economia

Portugal afectado por crise dos ovos contaminados com pesticida

5 set 2017 00:00

Distrito de Leiria é um grande produtor de ovos.

portugal-afectado-por-crise-dos-ovos-contaminados-com-pesticida-7094

Portugal é um dos 26 Estados-membros afectados pelo comércio ou distribuição de ovos contaminados com o pesticida tóxico fipronil, segundo a mais recente lista da Comissão Europeia.

Segundo os dados mais recentes, na União Europeia só na Croácia e a Lituânia não foram ainda detectados ovos contaminados, uma crise que atinge ainda a Noruega, o Liechtenstein, a Suíça e a Rússia.

A fraude que conduziu à contaminação de ovos pelo insecticida fipronil remonta a Setembro de 2016, disse há uma semana a Comissão Europeia, precisando que 34 países, a maioria na Europa, foram atingidos pela situação.

“Dispomos de indicações de que este uso ilegal de fipronil (para desinfectar explorações de galinhas poedeiras) se arrastava desde 2016”, disse Sabine Julicher, directora da Direcção-Geral de Segurança Sanitária da Comissão Europeia, na semana passada.

“Isto começou, segundo sabemos, em Setembro de 2016”, precisou perante o Parlamento Europeu, explicando que se baseia nos registos históricos de certas empresas.

A contaminação de dezenas de milhões de ovos, resultante da desinfestação de explorações de galinhas poedeiras por um produto contendo fipronil, um antiparasitário forte, estritamente proibido na cadeia alimentar, foi divulgada em Agosto.

Além dos 26 países membros da União Europeia, nove países não europeus (Hong-Kong, Líbano, Qatar, Arábia Saudita, Libéria, Rússia, África do Sul, Angola e Iraque) importaram igualmente lotes de ovos contaminados, segundo a Comissão Europeia.

A fraude foi sobretudo praticada na Holanda e na Bélgica, onde respectivamente 258 e 93 explorações foram interditadas pelas autoridades.

Lusa