Sociedade

Porto de Mós vai recuperar antigas escolas para albergues

9 mar 2018 00:00

Os dois edifícios já foram cedidos às juntas de freguesia, que se encontram a trabalhar nos projectos de recuperação, a concretizar em parceria com o município.

porto-de-mos-vai-recuperar-antigas-escolas-para-albergues-8269
Maria Anabela Silva

Fecharam portas há anos por falta de alunos, mas, num futuro próximo, poderão ganhar nova vida. As antigas escolas primárias de Telhados Grandes (São Bento) e de Casais dos Vales (Alqueidão da Serra), no concelho de Porto de Mós, irão ser recuperadas e transformadas em albergues para acolher peregrinos, mas também estudantes do ensino superior que estejam na região a desenvolver trabalhos de investigação.

Os dois edifícios já foram cedidos às juntas de freguesia, que se encontram a trabalhar nos projectos de recuperação, a concretizar em parceria com o município.

Eduardo Amaral, vereador da Cultura e do Turismo, explica que as in- tervenções inserem-se no âmbito de um projecto mais vasto de recuperação e valorização de antigos caminhos de Fátima, “usados pelas populações das aldeias” do concelho para chegar à Cova da Iria. “O objectivo era chegar o mais rápido possível, atalhando pela serra. Ora, são esses percursos antigos que queremos reactivar”, refere.

[p
Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ