Sociedade

Porto de Mós ganha Unidade de Saúde Familiar

3 set 2018 00:00

A USF Novos Horizontes iniciou actividade hoje e irá abranger as freguesias de Calvaria de Cima, Juncal e Pedreiras.

porto-de-mos-ganha-unidade-de-saude-familiar-9183

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Novos Horizontes começou hoje a funcionar e irá garantir resposta assistencial a cerca de 9.500 utentes dos pólos do Centro de Saúde de Porto de Mós localizados em Calvaria de Cima, Juncal e Pedreiras.

Em comunicado, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) adianta que a nova USF é coordenada pelo médico Leonel Pereira dos Santos e integra seis clínicos, outros tantos enfermeiros e cinco assistentes técnicos, num total de 17 profissionais.

Como unidade multipolar, a USF funciona no Juncal todos os dias úteis, das 8 às 20 horas, enquanto na Calvaria de Cima garantirá o atendimento de segunda a sexta-feiras, das 8:30 às 13 horas e das 14 às 16:30, excepto nos últimos dois dias da semana, quando encerra às 13 horas.

No pólo das Pedreiras, o atendimento é assegurado todos os dias úteis das 8:30 às 13 horas e das 14 às 16:30 horas, com excepção da sexta-feira, dia em que fecha às 13 horas.

Naquela nota de imprensa, a ARSC ressalva que “no período de encerramento dos pólos secundários (Calvaria de Cima de Pereiras) o atendimento dos utentes é assegurado no Juncal”.

Como alternativas assistenciais para o período em que a USF está encerrada, “os utentes podem sempre contar com o SNS 24 (808 24 24 24) e com a consulta aberta do Centro de Saúde de Porto de Mós (aos sábados, domingos e feriados das 8 às 20 horas”, acrescenta a ARSC.

A abertura de mais uma nova USF “traduz um reforço na prestação de cuidados de saúde de proximidade às populações locais, atingindo-se um total de 72 USF activas na área de influência da ARSC”, pode ler-se ainda naquele comunicado.