Sociedade

Porto de Mós ganha Unidade de Saúde Familiar

2 mar 2018 00:00

Unidade irá servir as freguesias de Pedreiras, Calvaria de Cima e Juncal.

porto-de-mos-ganha-unidade-de-saude-familiar-8221
Maria Anabela Silva

Está em fase de constituição uma Unidade de Saúde Familiar (USF) que irá abranger as freguesias de Pedreiras, Calvaria de Cima e Juncal, no concelho de Porto de Mós.

A informação foi avançada pelo presidente da Câmara, na última sessão da Assembleia Municipal, e foi confirmada ao JORNAL DE LEIRIA por Pedro Sigalho, director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral.

Segundo este dirigente, a futura USF Novos Horizontes, deverá entrar em funcionamento no “início do segundo ou do terceiro trimestre de 2018”. “O número de profissionais e de utentes abrangidos será semelhante ao actual embora a evolução para USF traga benefícios objectivos para utentes e profissionais em termos de funcionalidade”, refere Pedro Sigalho.

De acordo informações prestadas pelo presidente da Câmara aos deputados municipais, há ainda a perspectiva da candidatura para uma outra USF na sede do concelho.

Em cima da mesa, está também uma proposta para a criação de uma bolsa de administrativos, constituída por funcionários do município, “com formação adequada”, e que, em caso de necessidade, poderão ser colocados ao serviço dos centros de saúde. O objectivo, explica Jorge Vala, é “garantir que os postos médicos não fechem” por falta de administrativos.

De acordo com o autarca, já foi também apresentada uma candidatura para a criação de uma unidade móvel de saúde, que actuará nas freguesias de Mendiga e Arrimal, Serro Ventoso, São Bento, Alcaria, Alvados e Alqueidão da Serra. “Com a implementação das soluções que estão em cima da mesa, poderemos resolver muitos dos problemas da área da saúde que afectam o concelho”, frisa o presidente da Câmara.