Sociedade

Porto de Mós ganha mural de homenagem a Amália por iniciativa de emigrante

29 mai 2020 12:11

Iniciativa é promovida e custeada por Herman Alves, empresário natural de Porto de Mós, que se tem destacado também pelo apoio às pessoas em situação de sem-abrigo no Canadá, onde está radicado.

porto-de-mos-ganha-mural-de-homenagem-a-amalia-por-iniciativa-de-emigrante
Mural assinala os 100 anos do nascimento de Amália, mas pretende também ser uma homenagem à lusofonia.
DR
Maria Anabela Silva

Quem, por estes dias, tem passado na Praça Arménio Marques, em Porto de Mós (junto ao cine-teatro), não ficará indiferente ao mural que está a ser criado na parede lateral de um dos prédios.

Executado por Paulo Carreira, artista luso-canadiano, este exemplar de arte urbana pretende comemorar o centenário do nascimento de Amália Rodrigues, que se assinala este ano, mas também “homenagear a diáspora portuguesa”, em particular a comunidade natural de Porto de Mós espalhada pelo mundo.

A iniciativa é Hermínio Alves (mais conhecido como Herman Alves), empresário nascido no concelho (freguesia de São Bento), radicado há cerca de 50 anos no Canadá. Ao JORNAL DE LEIRIA, o promotor, que está ligado também à organização de espectáculos, explica que a iniciativa começou a ser pensada no ano passado, quando, durante um evento de fado e de jazz realizado na Amália Lounge, um dos dois espaços culturais que tem na cidade de Montreal, anunciou o projecto.

Segundo conta, a ideia seria criar o primeiro de vários murais que pretende promover e custear junto de comunidades portuguesas em França, Canadá e EUA, em Montreal, durante o Festival Internacional de Portugal, que todos os anos tem lugar nesta cidade.

Só que, a Covid-19 veio alterar os planos. Não só porque o evento está ca

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ