Desporto

Porto de Mós cria taça de BTT e trail e dá continuidade a troféu concelhio

9 jan 2024 14:18

Ao troféu criado no ano passado, que define o campeão concelhio masculino e feminino, em 2024 haverá também a taça concelhia das modalidades, a realizar em Alvados.

porto-de-mos-cria-taca-de-btt-e-trail-e-da-continuidade-a-trofeu-concelhio
Troféu de BTT arranca a 18 de Fevereiro, com a 12.ª Resistência BTT - Os Fincadas
Facebook Os Fincadas-URD Juncalense
Maria Anabela Silva

O concelho de Porto de Mós vai ganhar, este ano, uma nova competição para os amantes de BTT e de trail. Ao troféu criado no ano passado, que define o campeão concelhio masculino e feminino, em 2024 haverá também a taça concelhia das modalidades, a realizar em Alvados. A novidade foi anunciada esta segunda-feira, durante a apresentação do Troféu de BTT e Trail Porto de Mós 2024.

“A taça é um novo desafio, que vai juntar as duas modalidades em Alvados, aproveitado as instalações do CISAC [Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros]”, referiu o vereador do Desporto.

Segundo Eduardo Amaral, a nova prova insere-se na estratégia que esteve subjacente à criação do troféu e que passa por desenvolver as modalidades, que já envolvem muitos praticantes no concelho, de “forma mais competitiva ou mais recreativa”.

“O troféu afirma, através do desporto - trail e BTT -, a coesão do território do concelho”, acrescentou o presidente da câmara, Jorge Vala, frisando que as várias provas permitem “explorar o melhor” que Porto de Mós tem, “desde a parte poente, mais próxima da orla, até às serranias de Aire e Candeeiros.

Com um total de sete provas, o troféu de BTT junta várias modalidades, como resistência, enduro e circuito, e, no ano passado, contou com 1200 atletas. Em 2024, a competição arranca a 18 de Fevereiro, com a 12.ª Resistência BTT Os Fincadas (URD Juncalanse). Seguem-se, a 23 de Março, a 1.ª Resistência Nocturna Ribeirense e, a 27 de Abril, 3.ª Resistência Noturna BTT, em Serro Ventoso. O troféu inclui ainda as seguintes provas: 2.º BTT Rota dos Cabrinhas (9 de Junho); 21.º BTT Arco da Memória (15 Setembro) e 2.ª Resistência BTT CCR Alqueidão da Serra (29 Outubro).

No caso do troféu de trail, que, em 2023, teve a participação de 1500 atletas, é composto por seis eventos, o primeiro marcado para 11 de Fevereiro, com a realização do 14.º Trail do Castelejo. Seguem-se, a 28 de Abril, o Trilho do Alecrim (Serro Ventoso) e, a 2 de Junho, o 3.º Trilho da Lapa (Mendiga). As outras provas do troféu são: LUT – Limestone Ultra Trail (27 de Junho); IV Grande Trail Secreto (22 de Setembro) e 8.º Trail Carreirros do Pastor Arrimalano (3 de Novembro).

Para pontuar para o troféu é preciso, em ambos os casos, concluir cinco provas. Para poder vencer a Taça de BTT e de Trail, os  atletas terão de participar em, pelo menos, quatro etapas do troféu, mas a prova “será aberta a todo o público que queira participar”.