Saúde

Porto de Mós aceita competência da saúde com garantia de USF modelo B

25 out 2023 17:30

Segundo o presidente da autarquia, Jorge Vala, ficam também assegurados 900 mil euros para a requalificação do centro de saúde de sede do concelho.

porto-de-mos-aceita-competencia-da-saude-com-garantia-de-usf-modelo-b
Protocolo prevê requalificação do centro de saúde de Porto de Mós
Ricardo Graça/Arquivo

O Município de Porto de Mós aprovou, na última reunião de executivo, assumir as competências na área da saúde, com a garantia de criação de uma Unidade de Saúde Familiar (USF) de modelo B (que dá melhores condições aos profissionais de saúde) e da manutenção das extensões de Alqueidão da Serra e de Arrimal, onde os médicos irão “sempre que clinicamente se justifique”.

Segundo o presidente da autarquia, Jorge Vala, ficam também assegurados 900 mil euros para a requalificação do centro de saúde de sede do concelho, a financiar pelo PRR, a atribuição de uma viatura eléctrica e a abertura de dois balcões SNS, um em São Bento e outro na União de Freguesias de Alcaria e Alvados.

Ao assumir as competências na área da saúde, o município receberá um envelope financeiro de 210 mil euros anos, para custear as despesas com os assistentes operacionais, que transitam para os quadros da autarquia, e com a manutenção dos edifícios e dos respectivos espaços exteriores.

Para Jorge Vala, “a conquista mais significativa” das negociações com a tutela é a adenda ao contrato “onde fica escrito que a USF Aire e Candeeiros será de modelo B”, abrindo-se a perspectiva de, dentro de um ano, a unidade conseguir ter os 11 médicos definidos na proposta de constituição. Para já, está prevista a integração na nova USF, que começará a funcionar em Janeiro, de “quatro médicos recém-especialistas”.