Sociedade

Porto de Mós: 21 toneladas de ajuda a caminho da Ucrânia

11 mar 2022 19:03

Município disponibiliza alojamento

porto-de-mos-21-toneladas-de-ajuda-a-caminho-da-ucrania
Camião segue para a Polónia
Município de Porto de Mós

O Município de Porto de Mós anunciou hoje que vai enviar 21 toneladas de bens para a Ucrânia, resultado de uma acção de solidariedade no concelho, e disponibiliza alojamento para acolher refugiados, vítimas da invasão da Rússia.

A "mega acção de solidariedade" recolheu 21 toneladas de artigos como medicamentos, produtos de primeiros socorros, equipamentos cirúrgicos, produtos alimentares infantis, conservas e produtos não perecíveis, leite, água, têxteis, roupa quente e calçado, ração animal, brinquedos, puericultura, produtos de higiene, pilhas e lanternas, bens que seguirão para a Polónia, de onde será feito o encaminhamento dos produtos para as zonas mais afectadas da Ucrânia, refere uma nota de imprensa.

O Município de Porto de Mós, liderado por Jorge Vala, adianta que estão a ser preparadas várias residências de acolhimento, nomeadamente na Quinta das Mirinhas, na freguesia de Porto de Mós, com capacidade para 50 pessoas, ou no Restaurante A Gralha, em Alvados, que disponibiliza 11 camas.  

A campanha de solidariedade social decorreu junto da comunidade civil, entidades, empresas, juntas de freguesia, associações humanitárias e de bombeiros, escolas, grupos de escuteiros e outros.

"No sentido de fazer face às dificuldades que esta situação acarreta para a população de refugiados que começa a chegar à região, a autarquia criou uma Estrutura de Missão, que assenta na constituição de uma equipa multidisciplinar composta por técnicos das áreas da educação, ação social, psicologia, inserção profissional, proteção civil e jurídico", lê-se no comunicado.

Esta estrutura já realizou diversas reuniões de trabalho e hoje voltou a reunir-se para avaliar o ponto de situação, discutir casos concretos e definir qual o melhor encaminhamento, informa a Câmara de Porto de Mós.

Segundo o município, alguns ucranianos que chegaram a Porto de Mós foram acolhidos por familiares residentes naquele concelho.
Nestes casos, a Estrutura de Missão encontra-se a dar apoio a diversos níveis, de acordo com as necessidades de cada um, refere a nota.

Para ajudar na integração, está a ser efectuada a articulação com os estabelecimentos escolares, que vão receber crianças e a "ser preparado um conjunto de apoios ao nível pedagógico, nomeadamente no que diz respeito ao ensino da língua portuguesa, disponibilização de material escolar e comparticipação das despesas das refeições escolares, as duas últimas asseguradas pelo Município de Porto de Mós".

No decorrer desta campanha de solidariedade, a sociedade civil foi convidada a participar através da cedência de instalações de acolhimento residencial, cuja disponibilidade pode ser transmitida ao município, que se encontra a constituir uma base de dados, através da qual fará o respectivo encaminhamento das famílias de refugiados.

Para ajudar as famílias recém-chegadas, o município apela à entrega de bens alimentares, produtos de higiene, brinquedos, artigos de puericultura e produtos de ajuda técnica, que deve ser feita nas juntas de freguesia ou nas associações de bombeiros.

Quem tiver alojamento disponível para ceder, poderá ligar para a linha de apoio 800 210 102 ou entrar em contacto através do email missão.ucrania@municipio-portodemos.pt, informa ainda a autarquia.