Economia

Porta 65 apoia jovens com subsídio de arrendamento

29 mar 2017 00:00

Inscrições decorrem entre 17 de Abril e 18 de Maio

porta-65-apoia-jovens-com-subsidio-de-arrendamento-6175

A partir do dia 17 de Abril podem ser efectuadas as candidaturas para o Programa Porta 65 - Jovem: um "sistema de apoio financeiro ao arrendamento por jovens, isolados, constituídos em agregados ou em coabitação, regulado por um conjunto de diplomas legais".

Em comunicado, a Direcção Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) explica que este é um programa que "apoia o arrendamento jovem de habitação para residência permanente, atribuindo uma percentagem de valor da renda como subvenção mensal".

As rendas máximas admitidas para o concelho de Leiria, assim como para todos os do Pinhal Litoral, é de 371 euros para T0 e T1, de 472 euros para T2 e T3 e de 594 euros para T4 e T5. No site do portal da habitação é possível simular o valor de subvenção.

O objectivo do Porta 65 é estimular um estilo de vida autónomo nos jovens, "sozinhos, em família, ou em coabitação jovem", reabilitar áreas urbanas degradadas e dinamizar o mercado de arrendamento.

Podem candidatar-se a este programa jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos - no caso dos casais, um dos elementos pode ter até 32 anos -, que "sejam titulares de um contrato de arrendamento celebrado no âmbito do Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU)", que não usufruam, por acumulação, "de quaisquer subsídios ou de outra forma de apoio público à habitação", que "não sejam proprietários ou arrendatários para fins habitacionais de outro prédio ou fracção habitacional" e que não tenham qualquer grau de parentesco com o senhorio.

O prazo para inscrições decorre até ao dia 18 de Maio.