Sociedade

Por essa estrada fora

20 jul 2017 00:00

De carro, de bicicleta ou a pé, ao longo dos quase 60 quilómetros da Estrada Atlântica é possível percorrer cerca de duas dezenas de praias e desfrutar da gastronomia típica

Fotografias: Ricardo Graça
Fotografia: Ricardo Graça
Fotografia: Ricardo Graça
Fotografia: Ricardo Graça
Lagoa da Ervedeira
Lagoa da Ervedeira
Lagoa da Ervedeira
Farol da Nazaré
Farol da Nazaré
Farol da Nazaré
Nazaré
Nazaré
Nazaré
Paredes de Vitória
Paredes de Vitória
Paredes de Vitória
São Pedro de Moel
São Pedro de Moel
São Pedro de Moel
Vale Furado
Vale Furado
Vale Furado
Vieira de Leiria
Vieira de Leiria
Vieira de Leiria
Osso da Baleia
Osso da Baleia
Osso da Baleia

A Estrada Atlântica é acompanhada por uma ciclovia e liga o litoral de cinco concelhos do distrito de Leiria, entre a praia do Osso da Baleia (Pombal) e o Sítio da Nazaré, passando pela praia do Pedrógão (Leiria), Vieira de Leiria e São Pedro de Moel (Marinha Grande), Paredes de Vitória e Vale Furado (Alcobaça).

Ao longo deste percurso será acompanhado por uma paisagem verde e azul, tons que resultam da longa extensão de mata e do oceano. O JORNAL DE LEIRIA fez o percurso completo, de carro, e deixa-lhe algumas sugestões.

Partindo de Norte para Sul, encontramos a Estrada Atlântica logo a seguir à passagem de nível no Carriço, em Pombal. Uns metros mais à frente encontra-se uma das praias mais selvagens da região. O Osso da Baleia, que ficou célebre devido ao homicídio de várias pessoas no seu areal, tem ainda pouca intervenção humana.

A vegetação envolvente e as dunas estão ainda bastante preservadas. O extenso areal, de um branco quase imaculado, contrasta com o azul esverdeado do mar, neste dia bastante calmo e convidativo a banhos.

Os passadiços de madeira que o levam à praia permitem um passeio para apreciar a beleza da paisagem, que ostenta as três bandeiras de qualidade: azul, ouro e acessível a todos. Com vigilância e bar de apoio, é sem dúvida uma praia a descobrir, sobretudo para quem gosta de fugir à agitação do Verão.

A viagem prossegue para Sul. A poucos quilómetros encontra-se a praia do Fausto, de difícil acesso, apreciada pelos amantes de nudismo.

A próxima paragem é no Pedrógão, a única praia do concelho de Leiria. A caminho encontramos a Lagoa da Ervedeira, onde miúdos brincam junto à água e os mais velhos estendemse no pedaço curto de areia.

Este espaço, situado entre a Mata Nacional do Urso e a Mata Nacional do Pedrógão, é muito procurado para a prática de pesca desportiva e de desportos náuticos, como o windsurf e mais recentemente o stand up paddle. É ainda um local privilegiado de refúgio e nidificação de avifauna.

Nas dunas envolventes existem passadiços, vários pontões de pesca, instalações de apoio, parque de merendas e parques de estacionamento automóvel. Atenção aos passadiços, pois nem todos estão em condições de segurança. Há alguns partidos e zonas em que a estrutura parece pouco segura.

Rumamos à costa e chegamos à Praia do Pedrógão. Nesta estância balnear, encontram o parque de campismo e as extensas praias, de azul e dourado, onde ainda se mantém a faina da arte xávega, técnica de pesca de tipo artesanal predominante desta região.

Ao longo da arriba da Praia do Pedrógão encontra-se uma sucessão de margas-calcárias do Jurássico, que possuem alguns fósseis. Mais recentemente foram descobertos vários achados paleontológicos, nomeadamente fósseis marinhos nas rochas do substrato da praia. Também foram realizados vários achados arqueológicos, destacando-se uma pintura rupestre sobre uma rocha calcária de pequenas dimensões.

O peixe é o repasto que se aconselha neste local, onde os restaurantes procuram oferecer o que de mais fresco existe. A praia do Pedrógão é um bom local para beber uma imperial e comer uns tremoços ou caracóis ao final da tarde.

Chegados à Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, o areal repleto de gente é o que mais chama a atenção. No local onde o arroz de marisco foi eleito uma das 7 Maravilhas da Gastronomia nacional convivem famílias da região, emigrantes e até estrangeiros. São Pedro de Moel é uma das praias mais conhecidas da região.

Em tempos, as piscinas descobertas e os estabelecimentos nocturnos Snoobar e Hot Rio eram um atractivo, que deixa saudades. Frederico Barosa, arquitecto, conhece bem esta praia.

Se tem crianças pequenas, experimente o “Roteiro para adormecer bebés e beber uma cerveja com os amigos”. Começando a volta pelo lado do parque de campismo da Orbitur, viaje de carro para Norte, “passando pela zona das árvores sempre a bom ritmo na esperança que o petiz adormeça” .

Entrando na Estrada Atlântica “vamos compreender a relação do pinhal com a praia e a forma perfeita e única como ambos interagem com o maior dos segredos de S. Pedro de Moel”, aconselha Frederico Barosa.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.