Sociedade

População desafiada a participar em acção de limpeza na Mata do Urso e na Lagoa da Ervedeira

27 mai 2023 13:00

LeiriaShopping vai promover a acção no âmbito da iniciativa “De Que Lado Estás?”, nos dias 3, 4 e 5 de Junho, para assinalar o Dia Mundial do Ambiente

populacao-desafiada-a-participar-em-accao-de-limpeza-na-mata-do-urso-e-na-lagoa-da-ervedeira
Ponto de encontro dos voluntários será pelas 08:00 horas no Parque de Merendas da Lagoa da Ervedeira
DR

O LeiriaShopping está a desafiar a população da região de Leiria a juntar-se à acção de limpeza da zona florestal da Mata do Urso e da Lagoa da Ervedeira, para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, comemorado anualmente a 5 de Junho.

No âmbito da iniciativa “De Que Lado Estás?”, a acção realiza-se nos dias 3, 4 e 5 de Junho, entre as 08:30 horas e as 10:30 horas, centrando-se na recolha de lixo e no controlo de espécies invasoras, ao mesmo tempo que visa a aprendizagem sobre a fauna e flora do Pinhal de Leiria e da sua importância na biodiversidade nacional.

As inscrições para a participação na acção, promovida em colaboração com a Câmara de Leiria, já estão disponíveis no website oficial do LeiriaShopping e através das suas redes sociais.

O ponto de encontro dos voluntários será pelas 08:00 horas no Parque de Merendas da Lagoa da Ervedeira, na Mata do Urso.

Tendo em conta que, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, 80% do País já se encontra em situação de seca, com tendência de agravamento nos meses de maior calor, torna-se imperativo alertar a população para uma mudança drástica nos seus comportamentos, de forma a evitar situações como as ocorridas na região em de 2017 ou como as do ano passado”, afirma Rui Conceição, director do LeiriaShopping, citado numa nota de imprensa.

Na mesma nota, Luís Lopes, vereador com o pelouro do Ambiente, Protecção Civil e Mobilidade, explica que “esta iniciativa enquadra-se na estratégia de responsabilidade ambiental da Câmara Municipal de Leiria, que tem por objectivo o desenvolvimento de acções de restauro ecológico e reflorestação das áreas do concelho, envolvendo a comunidade, numa lógica de educação ambiental e compromisso para com a recuperação dos ecossistemas e a sua respectiva manutenção”.

Segundo o LeiriaShopping, esta é a primeira parte de um plano anual de apoio à reflorestação e conservação do Pinhal de Leiria, que prevê a realização de mais actividades até ao final do ano.