Sociedade

População de Mira de Aire contesta fecho de única agência bancária da freguesia

20 nov 2025 10:13

Petição pede à instituição que reverta a decisão. “Mira de Aire não pode perder o seu único banco”, alegam os signatários

populacao-de-mira-de-aire-contesta-fecho-de-unica-agencia-bancaria-da-freguesia

A população de Mira de Aire contesta o fecho da agência bancária do Santander, “o único banco existente na freguesia” e, através de uma petição online, pede à instituição que reverta a decisão. Os signatários alegam que o encerramento “deixará toda a comunidade sem acesso presencial a serviços bancários essenciais, afectando de forma particular as pessoas idosas, famílias, pequenos comerciantes e associações/instituições locais”.

“Esta decisão representa um retrocesso para a qualidade de vida da população, aumenta as desigualdades entre territórios e compromete a coesão e o desenvolvimento da freguesia”, pode ler-se na petição, que, até às 10 horas desta quarta-feira, tinha sido subscrito por cerca de 420 pessoas.

Através da petição, a população pede que o Santander reconsidere a decisão, de forma a que seja assegurada a manutenção do atendimento presencial na freguesia. “Mira de Aire não pode perder o seu único banco”, alegam os signatários.