Sociedade

População da Batalha opõe-se a linha eléctrica de muito alta tensão

10 nov 2023 11:00

Comissão Especial de Defesa do Reguengo do Fétal convocou para este sábado, às 21 horas, uma assembleia-geral para discutir o projecto de instalação de uma linha eléctrica de muito alta tensão no concelho

populacao-da-batalha-opoe-se-a-linha-electrica-de-muito-alta-tensao
Traçado previsto pela REN atravessa as freguesias de São Mamede e Reguengo do Fétal
DR

Discutir o projecto de instalação de uma linha eléctrica de muito alta tensão, entre a Subestação de Rio Maior e a zona da Subestação da Batalha, no Celeiro, Reguengo do Fétal, por parte da REN, é o propósito da assembleia-geral marcada pela Comissão Especial de Defesa do Reguengo do Fétal, para este sábado, às 21 horas, no Centro Recreativo e Desportivo da Torre.

O objectivo da sessão passa ainda por aprovar “estratégias, acções e medidas complementares a adoptar pela população em oposição ao pretenso projecto”, refere a comissão num comunicado, onde alerta para “as consequências dos campos electromagnéticos gerados na saúde humana ou o impacto visual de torres de 75 metros com margens de segurança de 45 metros para cada lado”.

O assunto esteve também em discussão na última reunião de câmara, na segunda-feira, onde os vereadores do PSD alertaram que “o tempo está a ficar escasso”.

Recorde-se que após os vereadores do PSD terem contestado, em Setembro, a possibilidade desta linha atravessar as freguesias de São Mamede e Reguengo do Fétal, realizaram-se reuniões com a REN, onde o executivo municipal apresentou duas alternativas ao traçado inicialmente previsto.

“Somos agora surpreendidos com a informação que o presidente aguarda uma análise da REN às propostas, mas não é isso que estamos à espera. O que se falou foi que, apenas no período de discussão pública em Dezembro, a autarquia poderá reclamar aquele traçado e apresentar soluções. A REN não ficou de avaliar agora as alternativas”, afirmou o vereador Nuno Almeida, defendendo que ainda antes da discussão pública, o município deveria iniciar um estudo relativo aos impactos ambientais da linha.

Em resposta, o presidente Raul Castro reforçou estar a “aguardar uma resposta da REN”, e se nas próximas semanas não tiver retorno ou caso não sejam recebidas as soluções apresentadas, admite analisar outras formas de se opor ao traçado definido.