Sociedade

Pontas de cigarros no chão? Não!  Em Porto de Mós, dê-as a comer ao Papa Beatas

13 fev 2020 14:42

Funcionários do Município de Porto de Mós transformam condutas de água em recipientes para recolher pontas de cigarro.

pontas-de-cigarros-no-chao-nao-em-porto-de-mos-de-as-a-comer-ao-papa-beatas
Lei penaliza quem atira beatas para o chão
DR

Em Porto de Mós, há um novo recipiente para resíduos. Chama-se Papa Beatas e, como o nome indica, destina-se à recolha das pontas de cigarros e de charutos.  

A iniciativa é da Câmara Municipal que irá distribuir Papa Beatas em todas as freguesias, sendo que na vila de Porto de Mós os recipientes poderão ser encontrados juntos dos espaços municipais e de outros locais públicos.  

Numa nota de imprensa, a Autarquia explica que, “numa política de economia circular”, os Papa Beatas resultam do reaproveitamento e reutilização de tubagem em ferro resultante da substituição de condutas de água” e foram elaborados pelos funcionários do município. O design e formato dos Papa Beatas “assemelham-se a um cigarro”.

A par desta acção de sensibilização para a correcta deposição das pontas de cigarro, irá decorrer uma campanha anti-tabágica, que “visa alertar para os malefícios do tabaco e para os efeitos nefastos que têm para a saúde e para o meio ambiente”, acrescenta aquela nota de imprensa.

A iniciativa da Câmara de Porto de Mós acontece meses depois da entrada em vigor da nova legislação sobre a redução do impacto das pontas de cigarros e charutos, que prevê a aplicação de multas a quem atirar beatas para o chão e que determina a adopção de medidas para a adequada deposição, recolha e tratamento dos resíduos de produtos de tabaco.