Sociedade

Pombal reconquistou hoje o castelo para os próximos 40 anos

7 out 2015 00:00

Castelo de Pombal vai passar a ter um miradouro virtual, equipamento multimédia de realidade aumentada no ponto mais alto do castelo

pombal-reconquistou-hoje-o-castelo-para-os-proximos-40-anos-2211

A Câmara Municipal de Pombal e a Direcção-Geral do Património assinaram hoje, dia 7 de Outubro - Dia Nacional dos Castelos -, o auto de cedência do castelo de Pombal ao município pelo prazo de 40 anos. Em comunicado a autarquia refere que, integrado no mesmo processo de cedência, está a torre do Relógio Velho.
A cerimónia que decorreu na antiga fortaleza templária, contou com as presenças do sub-director geral do Património, Bernardo Alabaça, do presidente da Agência para o Desenvolvimento do Castelo e das Muralhas Medievais do Mondego, Luís Matias.
No decorrer da cerimónia, o presidente da Câmara de Pombal, Diogo Mateus, lembrou que este processo hoje concluído teve início há ano e meio, com a reabertura do castelo ao público.
Diogo Mateus referiu ainda que ao longo destes últimos 18 meses, o castelo recebeu já mais de 35 mil visitantes, tendo-se tornado "no centro da actividade turística e de cultura que a cidade precisa e merece", sendo prova disso "a realização de mais de 50 eventos" desde Abril de 2014. "Pretendemos que o castelo seja vivido, recuperado e animado."
Este ano, o espaço foi galardoado com o Certificado de Excelência 2015, distinção atribuída pelo site Tripadvisor, considerado o maior site de viagens do mundo. Este certificado resulta da escolha directa dos utilizadores do site, que avaliaram de forma positiva o Monumento Nacional.
O castelo de Pombal vai passar a ter um miradouro virtual, equipamento multimédia de realidade aumentada, instalado no ponto mais alto do castelo, na torre de Menagem, que permite uma visão ampla sobre o castelo e cidade de Pombal, com informações sobre pontos de atracção turística existentes no concelho, assim como sobre monumentos da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.
Hoje foi também apresentado o equipamento multimédia da Cisterna e Jogo das Cisternas. Através de um jogo interactivo, os utilizadores têm de atacar o Castelo do inimigo, tentando demoli-lo. Os visitantes têm ainda acesso a uma reconstituição virtual do pátio de armas no século XV e a uma resenha sobre o castelo e sobre a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.