Sociedade

Pombal recebe Bandeira Verde pela nona vez consecutiva

25 set 2015 00:00

Vereador Renato Guardado diz que o ambiente é uma das prioridades no desenvolvimento concelhio

pombal-recebe-bandeira-verde-pela-nona-vez-consecutiva-2155

Pelo 9.º ano consecutivo, a Câmara Municipal de Pombal voltou a ser distinguida com a bandeira verde "Município ECOXXI", devido ao seu empenho na implementação do desenvolvimento sustentável. Na cerimónia que decorreu em Sesimbra e numa iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa, esteve presente o vereador Renato Guardado, responsável pelo pelouro do Ambiente, que disse estar satisfeito com mais esta distinção, assumindo que as boas práticas ambientais "são e vão continuar a ser uma das prioridades no desenvolvimento estratégico do concelho".

O autarca, em comunicado, assume que "muito já foi feito" no Município, admitindo haver ainda "um caminho a percorrer" no âmbito das políticas de sustentabilidade.

Pombal obteve uma pontuação de 79% na classificação dos 21 indicadores e 65 sub-indicadores que distinguem a adopção de boas práticas, políticas e acções ambientais em torno de temas considerados determinantes, tais como: água, resíduos, energia, educação ambiental, participação activa, conservação da natureza, mobilidade, turismo, ordenamento do território, entre outros.

À semelhança de anos anteriores, foram sorteados um conjunto de prémios ECOXXI, no decorrer da Cerimónia, que visam contribuir para reforçar o percurso da sustentabilidade nos municípios ECOXXI. O Município de Pombal foi um dos contemplados com a atribuição do Prémio "Elaboração de um estudo de consultoria focado na política global de gestão de frota", no valor de 3000 euros, oferecido pela empresa Reditus.