Sociedade

Pombal: Projecto do Jardim da Várzea recebeu 44 propostas de cidadãos

4 jun 2020 19:00

Câmara assegura que "todas" as sugestões estão a ser apreciadas pela equipa projectista.

pombal-projecto-do-jardim-da-varzea-recebeu-44-propostas-de-cidadaos
Preço base do concurso da obra fixado em cerca de 1,8 milhões de euros.
DR

A consulta pública que a Câmara de Pombal promoveu em torno do projecto de requalificação urbana da Várzea, na zona central da cidade, registou 44 participações.

Em comunicado, a Autarquia adianta que as propostas e sugestões feitas pelos munícipes “estão a ser analisadas em articulação com o arquitecto autor do projecto”.

Aquando do lançamento do convite público para os munícipes se pronunciarem sobre o projecto, o presidente da Câmara Municipal, Diogo Mateus manifestou a disponibilidade para “ouvir os contributos dos cidadãos”, nomeadamente no equilíbrio entre espaço verde e pavimentado, “desde que o valor global da empreitada não seja alterado” e “sem comprometer a adjudicação até final do ano”.

Naquela nota de imprensa, a Autarquia agradece aos 44 cidadãos que remeteram as suas propostas e sugestões, assegurando que “todas elas estão a ser apreciadas pelo projectista.

O projeto de Requalificação Urbana da Várzea está inserido no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) para a cidade de Pombal, aprovado em 2018.

A empreitada, que abrange uma área de 22.430 metros quadrados, contempla não só a reabilitação do Jardim da Várzea, mas também do Largo Salgueiro Maia e zona envolvente, assim como as ruas Dr. Carlos Alberto Mota Pinto, 31 de Janeiro, Marechal António de Spínola e Alexandre Herculano, a travessa 31 de Janeiro, a rua Professor Alberto Martins de Oliveira e a rua e a Travessa Cancela do Cais.

O concurso público, já publicado em Diário da República, prevê um preço base de 1.787.549,65€ (+IVA), estando garantido financiamento comunitário no montante 1.149.204,93€. O prazo de execução é de 540 dias.

A abertura de procedimento concursal “não impede a introdução de alterações ao projecto, sobretudo resultantes da apreciação dos contributos e sugestões apresentados pelos cidadãos, sendo a sua versão final apresentada publicamente”, realça a nota de imprensa da Câmara.