Sociedade

Pombal no top ten dos municípios mais transparentes

9 fev 2017 00:00

Câmara subiu ao sexto lugar no ranking da Transparência e Integridade Associação Cívica. Em 2015 tinha ficado na nona posição

Foto: Ricardo Graça/Arquivo

A Câmara de Pombal está entre as mais transparentes do País em 2016. Em 308 municípios, a autarquia liderada por Diogo Mateus ocupa o sexto lugar, tendo subido três em relação ao ano anterior, de acordo com a Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC).

“Fico satisfeito porque é um trabalho que envolve todos os serviços da câmara e não foi limitado pela capacidade de execução. No fundo, este resultado é uma prova de que é possível cumprir bem um orçamento, o plano de actividades e um programa eleitoral e manter a transparência”, refere Diogo Mateus em declarações ao JORNAL DE LEIRIA.

O presidente da Câmara de Pombal salienta o “esforço” que tem existido no sentido de garantir uma “gestão eficiente e equilibrada”, sem prejudicar os “critérios de legalidade e acessibilidade ao grande público”, permitindo a “crítica, a opinião e a informação” aos cidadãos. Diogo Mateus recorda que em 2014, o Município de Pombal lançou um “plano criterioso para melhorar substancialmente os níveis de transparência municipais”, medida que será reforçada em breve.

O presidente frisa ainda o facto deste ranking ser elaborado por uma entidade externa que monitoriza vários indicadores de transparência dos municípios e destaca o lugar da Câmara de Pombal mesmo perante suspeitas de favorecimento no licenciamento de um projecto da empresa Lusiaves – está a decorrer um inquérito interno e judicial. “Havia uma plataforma que estava a fazer a monitorização dos licenciamentos da autarquia”, frisou.

Segundo o autarca, a transparência “é um esforço que a administração local deve ter para demonstrar aos cidadãos que se pode fazer uma gestão cumprindo as boas práticas e ter bons índices de transparência”. Em relação à região, Porto de Mós e Marinha Grande aparecem nos 20 primeiros municípios do País, tendo descido alguns lugares em relação ao ano anterior.

O Município de Porto de Mós, que é o segundo na região, ocupa o 17.º lugar no País, tendo descido três posições. Já a Marinha Grande, terceiro no distrito, perdeu 12 lugares, ocupando agora a 19.ª classificação.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.