Sociedade

Pombal investe 22,5 milhões de euros para melhorar condições habitacionais a cerca de 450 pessoas

17 mar 2023 16:35

Diagnóstico municipal identificou 193 agregados familiares a viverem em condições indignas

pombal-investe-225-milhoes-de-euros-para-melhorar-condicoes-habitacionais-a-cerca-de-450-pessoas
Diagnóstico social à habitação foi concluído em Julho de 2020
Ricardo Graça/Arquivo

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) aprovou a Estratégia Local de Habitação do Município de Pombal, no âmbito do 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, que visa apoiar 193 agregados familiares, correspondente a 459 pessoas, que vivem em condições habitacionais indignas no concelho.

Segundo a autarquia, o IHRU disponibilizará um financiamento no montante de 18 milhões de euros, sendo 7,6 milhões de euros concedidos sob a forma de comparticipações financeiras não reembolsáveis e 10,4 milhões de euros a título de empréstimo bonificado.

Em função das necessidades habitacionais das pessoas e dos agregados familiares identificados, o município propõe-se promover diretamente várias soluções habitacionais, como reabilitação de frações ou de prédios habitacionais, construção de prédios ou empreendimentos habitacionais e aquisição de fracções ou prédios para destinar a habitação, adianta ainda o Município de Pombal.

 

O acordo de colaboração, agora aprovado pelo IHRU, surge depois de o Município de Pombal ter remetido a sua Estratégia Local de Habitação, aprovada em Dezembro de 2021 e na qual estão sinalizadas as situações de carência habitacional existentes no seu território.

O documento define ainda as soluções habitacionais nas quais se devem enquadrar todos os pedidos de apoio ao abrigo do 1º Direito.

A Câmara de Pombal deu início, no ano de 2020, à recolha de dados com vista à elaboração de um diagnóstico que permitisse identificar agregados familiares no concelho, que residem em condições consideradas indignas para o IHRU.

"Tratou-se de um processo participado pelos diversos actores sociais do território, tendo-se verificado um trabalho conjunto e profícuo entre o município, as comissões sociais de freguesia e interfreguesias e com o Instituto de Segurança Social. O diagnóstico foi finalizado em Julho de 2020 e permitiu avançar para uma fase seguinte, que consistiu na elaboração da Estratégia Local de Habitação de Pombal, tendo sido dada continuidade ao processo de construção participado, alargado a cada uma das juntas de freguesia", informa a nota de imprensa.