Sociedade

Pombal é o concelho com mais registos no cadastro simplificado do País

14 set 2021 16:20

Município abriu concurso internacional para aquisição de serviços de representação georreferenciada que facilitem o acesso à informação

pombal-e-o-concelho-com-mais-registos-no-cadastro-simplificado-do-pais
Na BUPi, os proprietários podem fazer a georreferenciação e registar os seus terrenos
Facebook - BUPi

Após ter aderido ao Balcão Único do Prédio (BUPi) em Junho, o município de Pombal anunciou esta terça-feira, 14 de Setembro, ser o concelho do País com o maior número de georreferenciações iniciadas no mês de Agosto. 

A autarquia contabilizou um total de 653, tendo já um registo acumulado de 1088 prédios rústicos e mistos omissos cadastrados.

O BUPi funciona no Edifício dos Serviços Técnicos da Câmara Municipal de Pombal, e pode ser utilizado de forma presencial ou através da plataforma online.

Ali, além do acesso às informações sobre as propriedades e os respectivos donos, os proprietários podem fazer a georreferenciação e registar os seus terrenos.

A georreferenciação é a identificação de um terreno através das coordenadas geográficas, de forma a ter uma avaliação mais exacta sobre os limites da propriedade.

Em comunicado enviado ao JORNAL DE LEIRIA, a autarquia refere que o objectivo da proposta é “proteger e valorizar as propriedades, através de um melhor planeamento” e de uma “gestão sustentável do território”, permitindo, por exemplo uma maior prevenção de incêndios.

Segundo o município, está a decorrer um “concurso público internacional para a aquisição de serviços, para a representação georreferenciada do cadastro geométrico da propriedade rústica ou cadastro predial”.

A iniciativa tem um valor base de 373.750,00 euros e surgiu dada a necessidade de a região dispor de um sistema de cadastro predial rústico, que facilite o acesso à informação relacionada com os imóveis, os seus limites e até os seus proprietários.