Economia

Pombal e Figueiró dos Vinhos vão ganhar dois novos espaços de coworking

15 nov 2022 15:35

Região de Leiria beneficia de apoio PRR para instalação das estruturas

pombal-e-figueiro-dos-vinhos-vao-ganhar-dois-novos-espacos-de-coworking
Novos espaços a criar em Pombal e em Figueiró dos Vinhos
surface - unsplash

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), em parceria com os municípios de Pombal e Figueiró dos Vinhos, obteve aprovação das candidaturas intermunicipais apresentadas para a instalação de dois espaços de coworking naquelas autarquias, anuncia a CIMRL em comunicado.

"Este projecto colectivo concretiza um investimento superior a 150 mil euros, com o objectivo de promover modos mais ágeis e flexíveis de desempenho do trabalho, designadamente através do teletrabalho e do coworking, com uma grande vantagem do ponto de vista da redução da assimetria geográfica de ofertas profissionais, democratizando as oportunidades entre as regiões de elevada densidade populacional e as de menor densidade", salienta a CIMRL.

"Para a região de Leiria, esta candidatura, aprovada e financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), reveste-se da maior importância, porquanto representa um investimento nas pessoas e na capacitação como motores para o desenvolvimento de uma economia cada vez mais assente nas tecnologias de informação e comunicação", nota ainda.

Da parte dos municípios envolvidos regista-se igualmente "uma aposta em programas associados à capacitação das pessoas, contribuindo para o aumento da competitividade e para a redução dos custos de contexto, criando as condições necessárias à utilização das novas tecnologias".

"A opção pelo teletrabalho assume, ainda, relevo ambiental, na medida em que contribui para a diminuição da pegada de carbono ao reduzir tendencialmente a frequência de deslocações", prossegue a mesma fonte.

No âmbito da candidatura intermunicipal foram considerados, nesta primeira fase, o designado Centro de Cowork Cowork Sonuma - Figueiró Call You, em Figueiró dos Vinhos, e o Centro de Cowork Espaço Cowork de Pombal, localizado na cidade de Pombal, informa ainda. Ambos os projectos serão geridos em regime de parceria entre os municípios e a CIMRL.

"Os espaços de teletrabalho e coworking são assim disponibilizados pelas autarquias, equipados com computadores, impressoras e acesso à internet, sendo divididos em áreas de diferentes tipologias,que contemplam zonas privadas para videochamadas, áreas para reuniões e locais para a realização de apresentações ou ações de formação", especifica a CIMRL.

"A promoção de espaços de cowork descentralizados e distribuídos pelo território da região de Leiria é um objectivo que será alargado a outros municípios, estando já em preparação a candidatura do Centro de Cowork Neworklab, em Castanheira de Pera", adianta a mesma fonte.