Sociedade

Pombal cria rotunda para melhorar circulação no IC2

18 fev 2016 00:00

Obra deve iniciar-se em Maio e terá custos abaixo do previsto

pombal-cria-rotunda-para-melhorar-circulacao-no-ic2-3110

Entre as 8:15 e as 9:15 horas passam na zona do Alto do Cabaço, no IC2, em Pombal, mais de 1500 veículos todos os dias. Estes números são o resultado de um estudo de tráfego efectuado pela Câmara de Pombal, que vai construir uma rotunda para facilitar a circulação do trânsito e diminuir a sinistralidade no local.

Na apresentação do projecto aos munícipes, na segunda-feira, o presidente da autarquia, Diogo Mateus, revelou que “nesta intersecção passam 511 veículos no sentido Leiria-Coimbra; 443 no sentido Leiria-Pombal; 151 de Pombal para Leiria e 435 automóveis de Coimbra para Pombal”, o que “dá um total de 1.540 veículos, significando que passam neste troço um veículo em cada 2,3 segundos", reforçou.

O concurso para a construção da rotunda do Alto do Cabaço, uma das principais entradas da cidade, teve um preço base de 1,1 milhões de euros, mas a obra "será adjudicada por 792,941 euros", anunciou ainda Diogo Mateus, informando que foram apresentadas quatro propostas com o mesmo valor, tendo a escolhida sido obtida "por sorteio".

O autarca estima que os trabalhos se iniciem “entre Maio e Junho”, estando neste momento a decorrer o período de reclamações. Depois de formalmente adjudicada, a obra terá ainda de ter o visto do Tribunal de Contas para avançar, explicou o presidente. “Já estão adquiridos cerca de 90% dos terrenos” necessários para a intervenção, que terá um prazo de execução de 300 dias.

Esta solução “não foi uma opção económica, mas técnica”, garantiu Diogo Mateus. Um dos responsáveis pelo projecto, António José Ribeiro, acrescentou que o desnivelamento da via, sugerido por alguns munícipes, foi uma opção equacionada, mas "impossível" de concretizar, tendo em conta as características da envolvente, nomeadamente, a linha ferroviária do Norte.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo