Sociedade

Pombal celebra 30 anos de cidade sob a bandeira da "sustentabilidade e mobilidade"

16 jun 2021 19:00

Com acções ambientais, desporto, cultura, soluções de mobilidade e animação

pombal-celebra-30-anos-de-cidade-sob-a-bandeira-da-sustentabilidade-e-mobilidade
Aos 30 anos, cidade de Pombal quer ser mais "saudável"
Ricardo Graça/Arquivo

A cidade de Pombal vai celebrar 30 anos de elevação a cidade sob as bandeiras de "mais sustentabilidade e mais mobilidade".

A autarquia revela em comunicado enviado à Redacção do JORNAL DE LEIRIA o lema “Pombal mais sustentável, mais jovem e com mais mobilidade” como mote das comemorações que contarão com organização conjunta da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia locais.

O programa contempla várias actividades que decorrerão entre 16 e 27 de Junho, com acções ambientais, desporto, cultura, soluções de mobilidade e animação.

As comemorações arrancaram hoje, quarta-feira, dia 16, às 12 horas no Parque de Máquinas da Câmara Municipal. A nota da autarquia revela que foi feita a apresentação de dois novos veículos de recolha de resíduos sólidos urbanos adquiridos por 275 mil euros, no âmbito do processo de modernização da frota municipal, "com vista a obter melhor desempenho operacional e aumentar a sustentabilidade económica e ambiental, substituindo veículos actuais por outros mais eficientes e menos poluentes".

"As novas viaturas, com capacidade de carga útil entre 15 e 16 m3, permitem assim aumentar a produtividade de operação, aumentar o conforto e segurança dos motoristas e operadores, e diminuir a emissão de gases potenciadores de gerar o efeito de estufa e de dióxido de carbono.

Programa das celebrações

Na tarde de sexta-feira, dia 18, serão inauguradas dois novos estacionamentos. Um dos parques terá capacidade para 19 automóveis e localiza-se na zona envolvente ao Convento do Carmo, no centro histórico da cidade.

O segundo está situado na Urbanização das Cegonhas, tem capacidade para 53 lugares, e está vocacionado para servir a estação ferroviária e quem se desloque ao centro da cidade.

As comemorações prosseguem na manhã do dia seguinte, dia 20, com a realização de rastreios de saúde, sessões de nutrição e actividade física, frente ao edifício da Junta de Freguesia.

Pelas 16 horas será prestada homenagem aos voluntários do projecto máscaras comunitárias, no Parque de Merendas do Cotrofe, com a actuação do grupo Pé Fresco.

Por sua vez, no dia 21, às 15 horas, o Teatro-Cine de Pombal acolhe a cerimónia nacional de entrega de galardões Eco-Freguesias XXI, que visa reconhecer e premiar as freguesias mais sustentáveis do País, avaliadas através de um conjunto de dez indicadores.

A cerimónia é organizada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), com o apoio do Município de Pombal e contará com a presença, na sessão de abertura, de Jorge Botelho, Secretário de Estado da Descentralização e Administração Local e Jorge Amador, membro executivo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes marcará presença na sessão de encerramento, por videoconferência.

Na terça-feira, dia 22, será assinalado o início do Pombike – Sistema de Bicicletas de Uso Partilhado na cidade de Pombal e os painéis de informação ao público em tempo real da rede de transportes urbanos Pombus.

Nos dias 24 e 25 a Junta de Freguesia de Pombal realiza duas das actividades que têm vindo a ser desenvolvidas nos últimos anos.

A Assembleia das Crianças da Freguesia (dia 24 às 16 horas na Biblioteca Municipal) e Crianças ao Palco (dia 25 às 21horas no Jardim do Cardal).

O sábado 26 despertará com a actividade PombalFit, na zona desportiva da cidade.

Às 16 horas decorrerá no Museu Marquês de Pombal a sessão de apresentação do livro De quase nada a quase rei, de Pedro Sena-Lima.

Ainda durante a tarde terá lugar uma demonstração de desporto radical no parque radical da cidade, edificado junto às piscinas municipais.

A partir das 21:30 horas, o Jardim do Cardal acolherá a banda Med 7 Sóis Orkestra, no âmbito do Festival Sete Sóis Sete Luas.

O programa comemorativo dos 30 anos de elevação de Pombal a cidade encerra no dia seguinte, dia 27, a partir das 14 horas, com a 4.ª Corrida Pombal em Rolamentos, na encosta do castelo, a contar para o Campeonato Nacional de Carrinhos de Rolamentos.